Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Colaboração para crescer

Nilton Spengler Neto 02/03/2017
Nilton Spengler Neto 02/03/2017

Não é segredo para ninguém que o Brasil conta com um ecossistema de startups que, apesar da crise econômica, continua crescendo.  São mais de 4 mil empresas que se encaixam nesse modelo que respira inovação. Uma das características essenciais que permitem a rápida ascensão das startups é a colaboração.

Para os novos empreendedores, a concorrência está longe de ser um impeditivo para uma evolução sustentável. Para nós, que crescemos e convivemos dentro desse ecossistema, fica cada vez mais claro que é muito mais viável uma economia colaborativa do que a concorrência voraz de outrora.  A troca de informações e a ajuda mútua fazem parte da nossa rotina.

E foi com este intuito que chegamos ao StartupSC, um projeto que une mentores e aprendizes em busca do fortalecimento do setor como um todo. Afinal, não é muito mais fácil unir forças, trocar experiências e expertises do que cada negócio tentar sozinho vencer o mercado?

Mais do que inovação, o StartupSC trouxe aos empreendedores de Santa Catarina a oportunidade de aprenderem com quem já passou pela fase de construção e validação de um negócio, e agora possuem uma bagagem de conhecimento fundamental para facilitar a consolidação de uma ideia em algo rentável para a sociedade.

São meses de mentoria, aprendizado, colaboração e troca. Para muitos é a chance de encontrar um investidor para colocar a ideia no cenário nacional, ou conhecer uma empresa que será a parceria ideal no desenvolvimento de um produto ou serviço.

Longe do tradicional, mas tão mais perto de um modelo bem sucedido de negócio. Estamos na era do compartilhamento!! É assim que projetos de colaboração e crescimento podem ser vistos por nós, empreendedores de startup. A gente sabe que há muito para ser feito e sempre haverá espaço para uma boa ideia. Mas se tem algo que o StartupSC nos ensinou é que ela fica muito mais próxima da consolidação quando contamos com conselho e apoio de quem já enfrentou as dificuldades inerentes ao início de um negócio.

Nilton Spengler Neto é diretor de negócios da startup PagueVeloz

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.