A alta competitividade do mercado de trabalho demanda, cada vez mais, colaboradores preparados para lidar com todos os tipos de desafios. As organizações, por sua vez, necessitam garantir a produtividade estável de suas atividades operacionais para que possam fluir em um ritmo satisfatório e não sofram desvantagens em relação aos concorrentes.
Investimentos em infraestrutura de TI são um item fundamental para que as empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – possam garantir o fluxo de seus serviços, evitando problemas como a instabilidade de servidores ou a perda de informações, visto que podem gerar prejuízos não apenas financeiros, mas também a insatisfação de clientes. Nesses casos, é preciso atentar-se para tomar as medidas de precaução antes dos incidentes ocorrerem. Uma alternativa que muitos gestores têm optado é a implementação do gerenciamento das operações aliada ao desenvolvimento do plano de negócios, a fim de evitar os transtornos com a paralisação da produção e reduzir custos com pequenas falhas.
Outro fator que também merece ser destacado é a integração de todas as etapas de infraestrutura. Isto é, ao detectar um problema, o usuário entrará em contato com o seu suporte e, na maioria das vezes, precisará da solução em um curto período de tempo. Assim, ele necessita ser atendido por pessoas altamente qualificadas e que consigam resolver o problema internamente, com transparência e eficácia. Em casos de companhias que realizam o atendimento separado, um chamado que envolva duas áreas diferentes pode demandar um tempo muito alto de resolução. Já quando temos a união dos sistemas, essa conclusão pode ser reduzida significativamente. Ou seja, a inclusão operacional permite maior sinergia e, consequentemente, o ganho de benefícios tanto para a empresa, que consegue prever alguns incidentes e agir proativamente, quanto para os clientes, que terão um atendimento mais ágil e assertivo.
Em tempos que todos se preocupam com medidas de otimização de despesas e com novas fontes de rentabilidade para o negócio, o gerenciamento de infraestrutura tornou-se prioridade. Ele auxilia a conquista de novos usuários e melhora a performance dos atuais, devido à flexibilidade de atendimento e aumento de desempenho dos serviços, além de garantir a segurança dos dados, melhorar o fluxo das informações e, claro, evitando que erros afetem a produção ou impeçam a organização de entregar seus produtos com qualidade no prazo estipulado.
Um departamento de TI que sofra constantemente com problemas de softwares, hardwares e recursos de redes e serviços, certamente contará com diversas falhas no seu processo de negócio, além de gerar colaboradores mais estressados. Mais um agravante é que, à medida que uma empresa vai crescendo, maior a quantidade de recursos tecnológicos que precisam ser incorporados. Assim, a falta de um conjunto de processos que possa geri-los afetará diretamente o dia a dia operacional, além de se tornarem desatualizados. Entretanto, quando há um gerenciamento, eles conseguem, por meio de auditorias e práticas eficazes, serem utilizados por um tempo muito maior.
Assim, as aplicações são essenciais para o bom funcionamento de uma equipe de TI. As ações são responsáveis por melhorar consideravelmente o retorno sobre os investimentos (ROI), o que resulta na eficiência da equipe e produtividade do usuário final, além de contribuir para um negócio mais sustentável, o que auxiliará na redução de despesas.
Alessandro Nunes é diretor de Serviços da Teclógica