O mercado mudou e o consumidor também. E a sua estratégia continua a mesma?

Os brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking de internautas mais ativos do mundo, estamos atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Também somos o quinto maior mercado para os negócios através da internet, perdendo somente para os mercados chinês, americano, japonês e indiano, segundo dados da KPCB (Kleiner Perkins Caufield & Byers). Mas para navegar nessas águas é preciso saber como ela funciona, e quais são as oportunidades que vão trazer rentabilidade ao seu negócio. 

Embasar as suas decisões em novas perspectivas é uma tarefa ousada que requer esforço e atenção para driblar o funcionamento tradicional do mercado. Considerando o número do Ibope Media, que registou no segundo trimestre deste ano mais de 105 milhões de brasileiros conectados à internet, no qual 47% da população utiliza a rede para se informar, fica claro que a grande novidade do século XXI é que essa revolução virtual já atingiu a “Era do Conhecimento”.

A iniciativa de buscar conhecimento e testar soluções baseadas em tendências e grandes cases de mercado permite uma melhor compreensão e formulação de estratégias adequadas à realidade de uma empresa. Esta mudança estrutural nos negócios, onde cada vez mais a informação especializada e disponível a qualquer momento, passa a ocupar um papel importante nas nossas interações comerciais, é um fator decisivo para as empresas compreenderem a importância da atualização e da agilidade nas suas estratégias comerciais. Quem não captar e se adaptar, corre o risco de se tornar obsoleto rapidamente.

A influência da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no marketing não é uma novidade. A automatização de processos que começou com e-mails marketing – ainda em pleno uso – evoluiu para grandes enciclopédias digitais, eBooks e White Papers recheados de conteúdo relevante, casos de sucesso e números de mercado.

No Brasil 83% dos profissionais de comunicação e marketing B2B usam conteúdo para alcançar seus objetivos corporativos (dados da Tracto), criar conteúdo relevante para os canais certos e implantar estratégias eficientes para o público-alvo, a ponto de engajar um possível prospect, gerar vendas, reter clientes e fortalecer a marca é o grande objetivo.

Conquistar resultados reais é desafiador e, para auxiliar nesta tarefa, o Guia da Estratégia Digital da Talk2 propõe uma experiência completa, de ponta a ponta, com um compilado de todos os conteúdos exclusivos gerados para o sucesso na estratégia digital. Desde técnicas de monitoramento, criação de plano digital até a implementação de estratégias gamificadas – técnica que condiciona pessoas a executar uma ação já programada – este grande manual pretende ser o seu guia para consultas rápidas e amplos resultados digitais.

A consolidação da estrutura e das políticas de uma empresa para chamar a atenção, criar canais de diálogo e estabelecer conexões por meio da internet, são as verdadeiras vantagens competitivas e diferenciais fundamentais. Com a sua expertise e o Guia da Estratégia Digital para as empresas, será possível oferecer valores únicos e exclusivos aos seus clientes, gerando mais que uma venda, uma experiência valiosa com abordagens integradas.

Luiz Alberto Ferla é CEO da Talk2 e Presidente do DOT digital group (www.dotgroup.com.br) e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes).

 

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