Oportunidades no food service

Toda crise abre oportunidades para negócios, e sobrevivem os que sabem se adaptar aos novos modelos. Essa é a tendência no mercado de alimentação. Mesmo com as dificuldades econômicas atuais, as grandes empresas do segmento de restaurantes, como Sapore, GRSA e ProNutri, que já estão presentes em empresas, hotéis, e centros de exposições, estão inaugurando seus próprios estabelecimentos.

Um exemplo disso foi a Sapore, que abriu um restaurante batizado de Tas, em Campinas, que oferece self service. Já a GRSA, outra gigante do setor, conta com restaurantes em hotéis e centros de exposições Brasil afora com a marca Levy, que tem como público-alvo pessoas em viagens e eventos corporativos. A Pronutri também soube aproveitar a oportunidade e abriu um restaurante com o nome Oggi, em Santo Amaro.

É importante lembrar que, apesar da crise, o setor de alimentação continua crescendo e se adaptando às necessidades. O que para mim sustenta esta afirmação é que as pessoas economicamente ativas que antes guardavam dinheiro para viajar, hoje deixam as malas em casa e preferem sair para comer. Os números também podem comprovar isso. De acordo com estimativas do Ibope, em 2014, os gastos com alimentação fora de casa corresponderam a 38% do gasto com alimentação no ano. Além disso, segundo o Sebrae, o setor de alimentação cresce pelo menos 10% anualmente.

A atual situação econômica do país levou muitas pessoas desempregadas a encontrarem a solução como a de preparar marmitex, bolos, brigadeiros, pasteis, entre outros alimentos, e isso também movimenta o setor. Enquanto estes novos players entram no mercado, os já existentes se aperfeiçoam congelando, resfriando e melhorando seu desempenho.

Além de aproveitar a oportunidade e ampliar a atuação no mercado, acredito que essas empresas também têm as vantagens de comprar alimentos e tecnologias a preços mais competitivos para disputar um espaço num mercado cheio de concorrentes.

O fato é que as pessoas precisam se alimentar, e boa parte delas almoça fora praticamente todos os dias da semana por conta do trabalho. Sempre há espaço no mercado para quem souber agradar o cliente e de forma diferenciada, oferecendo alimentação de qualidade a um bom preço. Quem souber aproveitar a oportunidade pode ganhar a confiança dos consumidores e se estabelecer nesse mercado competitivo.

José Carlos Dias Reis é mestre em engenharia de alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com MBA em Gestão para Executivos e Gestão Empresarial pela FGV (fundação Getúlio Vargas)

 

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