Por que investir em uma microfranquia?

por Henrique Mol

As microfranquias despontaram como grande oportunidade de negócios para aqueles que querem empreender e dispõem de baixo capital inicial. É uma tendência que vem em consonância ao aumento da classe C. Em 2012, o crescimento foi de 22% em relação ao ano anterior. E as grandes protagonistas nesse crescimento são as microfranquias de turismo, serviços de limpeza, manutenção do lar, beleza, estética, cuidado com idosos e aulas particulares.

Se seu perfil é empreendedor, você tem iniciativa, dinamismo e facilidade de relacionamento, a microfranquia é uma boa oportunidade de negócio para você. E, aqui, é muito importante a ordem dos fatores, pois elas alteram os resultados. O faturamento médio estimado para as microfranquias é, de fato, muito atrativo, de até R$ 30 mil, sob um suporte assegurado pela matriz, normalmente, em termos de marketing, treinamento, apoio jurídico e mais.

Mas não é conveniente minorizar o papel prospector do franqueado nessas cifras. Os melhores resultados são normalmente conquistados no próprio ciclo de relacionamento do empreendedor à frente do negócio, o famosonetworking. Nesse aspecto, entra o papel ativo do franqueado em divulgar o serviço que oferece e, principalmente, ser lembrado com e-mails e nas redes sociais, por exemplo, sem se tornar inoportuno. O papel do franqueado é ainda mais patente nas microfranquias, por se tratar de um modelo de negócios que demanda pouca mão de obra e não exige, a curto prazo, o estabelecimento de um ponto comercial.

A escolha da microfranquia que melhor se enquadra ao seu perfil é também primordial. Certifique-se de que a empresa compartilha dos mesmos valores que você. Avalie a viabilidade do empreendimento na sua região e observe se os valores de capital de giro divulgados são compatíveis com o mercado. O tempo de maturação da microfranquia, que varia em média de 18 a 24 meses, até que ele possa gerar lucros, é também uma variável super importante a fim de prever o capital de giro que você terá que dispor. As feiras de negócios, a exemplo da levada a cabo pelo Sebrae em todas regiões do Brasil, são boas oportunidades de esclarecimento das dúvidas e contato direto com os idealizadores daquele produto.

O sucesso de um bom empreendimento é menos sobre o tamanho dele e mais sobre o estabelecimento de um bom plano de negócios. Por isso que as microfranquias tem se tornado uma modalidade de negócios tão promissora, com destaque às de turismo.

As microfranquias digitais do setor tem se tornado cada vez mais protagonistas de um dos modelos de negócios que mais cresce no Brasil. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento em 2013 foi de 21,9%, impulsionado pela expansão de agências online. O investimento inicial para essa modalidade gira em torno de R$ 3 mil reais, com um faturamento que pode oscilar de R$ 5 a R$ 100 mil. Sem dúvida, uma opção que exige trabalho, esforço e dedicação, mas que pode gerar resultados para lá de satisfatórios.

Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo. www.encontresuaviagem.com.br /Central de Atendimento: 0800 603 1232

 

Facebook
Twitter
LinkedIn