Encarne o papel de presidente da empresa e tenha tempo para um plano de investimento

Joel Fernandes 04/08/2017
Joel Fernandes 04/08/2017

Se você é um típico empresário jogador de futebol, isto é, gosta de estar no dia a dia da operação do seu negócio, muito provavelmente não tem tempo para pensar em coisas como investimentos. Pelo menos é isto que acontece com a maioria dos empresários brasileiros.

Mas se você encarnar o papel de Presidente, como temos estimulado aqui em nossa coluna, então você pode e deve pensar como pensam Presidentes de empresas que têm que ter resultados desproporcionais aos esforços para mostrar para os seus acionistas.

Vou fazer uma pergunta para você ter uma referência o quanto pensa o Presidente de time ou como um jogador de futebol: se você tivesse acesso neste momento a um valor de 1 milhão de reais para investir em sua empresa, no que você investiria?

Um empresário que fica 99% de seu tempo dedicado ao dia a dia da operação muito provavelmente não tem uma resposta imediata para dar.

Por outro lado, um Presidente certamente tem um plano de investimentos.

E um plano de investimentos tem que estar alinhado à situação atual da empresa, e tem que estar alinhado a sua LINHA DE CHEGADA, ou seja, o quanto você ambiciona crescer, em outras palavras, sua visão de futuro.

Feito estes alinhamentos e dependendo da situação atual de sua empresa, você pode decidir fazer investimentos de curto prazo ou investimentos de longo prazo.

Você pode investir em tecnologia para reduzir custos operacionais, em capacitação dos funcionários para melhorar o atendimento, em equipe de vendas para melhorar o faturamento, em mídia digital para fortalecer o relacionamento com a carteira de clientes, em sistemas de gestão para melhorar o seu controle, em publicidade para melhorar sua imagem de marca e assim por diante.

Você pode investir para conter e reduzir dívidas e financiamentos, ou investir na expansão de seu negócio em novos mercados, ou na busca de parcerias, ou por intermédio de franquias.

Pode investir ainda em inovações de processos para aumentar sua eficiência operacional, ou inovar em design para tornar seu produto mais simples, funcional e atraente.

Observando a situação atual de sua empresa, você pode investir para aumentar o lucro bruto médio concentrando-se em produtos de maior valor agregado.

É muito importante você perceber, tal qual um Presidente de empresas percebe, que só há possibilidade de realizar investimentos com recursos próprios se houver reserva financeira acumulada.

E só há possibilidade de ter reserva financeira se o fluxo de caixa for positivo e se sua empresa operar com lucro.

Perceba que há um vínculo e círculo virtuoso entre lucro, fluxo de caixa, retorno do investimento, reserva financeira e investimentos e, por consequência, na competitividade de sua empresa.

A partir desta situação favorável é que um Presidente de empresa sente a necessidade de elaborar um Plano de Investimento para manter a empresa competitiva e promover continuamente a sua expansão.

Usando a metáfora de jogador de futebol e Presidente de time, quando o empresário se dedica só a jogar bola, isto é, se concentra totalmente no operacional tem muita dificuldade de enxergar o ciclo virtuoso do qual falamos anteriormente.

Aproveite que é um leitor de nossa coluna e vivencie o papel de Presidente, como temos abordado continuamente aqui. Avalie a situação atual de sua empresa, que é sua LINHA DE PARTIDA e visualize que Resultados deseja alcançar no final do ano, que é sua LINHA DE CHEGADA com olhos de Presidente e faça seu Plano de Investimento.

Pense grande. Pense como Presidente.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.