A importância da motivação no ambiente de trabalho

Rodrigo Geammal 07/04/2014
Rodrigo Geammal 07/04/2014

Os desafios da vida de um empreendedor são grandes! A necessidade de uma imersão para conhecimentos básicos em áreas distintas como recursos humanos, finanças, comercial e tecnologia são importantes para o alinhamento do foco do trabalho no dia a dia. Não vou entrar no detalhe da importância do planejamento! Sem ele os desafios para fazer nosso negócio dar certo são maiores.

Arrisco-me em afirmar que sinônimo da palavra empreender é planejar, ativar! Tirar uma ideia do papel é tarefa para quem tem foco e muita determinação. Em todo este contexto uma palavra que ganha muita força em nossa vida é a Motivação! Outro dia conversando com um amigo, ele me falou: “Geammal, vida de empreendedor é vida de quem tem que matar um leão por dia!” Eu, na mesma hora, falei para este meu amigo: “O leão é o personagem mais importante na vida de quem empreende e ao invés de pensar em matá-lo eu pensaria diferente!” “Como assim?” Retrucou. E eu disse: “Já pensou se no nosso dia a dia não existisse o leão?! O leão é o símbolo que faz a gente sair da cama. Ele nos motiva a criar coragem para superar os nossos desafios que não são pequenos. Sem o leão, a vida seria muito chata e sem motivo. Ele é o ponto alto para a nossa motivação.”

Muitas vezes, precisamos não nos esquecer de quando acordarmos agradecer pela nossa saúde, por esta força que nos motiva a alcançar nossas metas e conquistar nossos sonhos. O trabalho tem um papel fundamental na materialização daquela viagem com a família, do seu lar e de tantos outros sonhos que desejamos.

Quando saímos de casa, escutamos pouca motivação e muito mais histórias tristes. O empreendedor precisa de boas energias e é esse sentimento que nos leva a não deixar o nosso sonho de lado! Infelizmente são poucas as pessoas que estão verdadeiramente ao seu lado torcendo pelo seu sucesso. Eu tento sempre conversar sobre mensagens positivas trocando experiências que levem a aumentar a minha motivação como também ajudar aqueles que fazem parte do ciclo diário!

Outro dia assistindo televisão, ouvi o jogador Oscar, maior cestinha de todos os tempos, dizer: “Para ser o melhor, eu treinava quase mil arremessos no final de cada treino! No cansaço ainda arremessa mais 100 bolas e esse final fazia a grande diferença nos meus resultados.” Esse ídolo mundial é um enorme exemplo. Enfrentou um câncer e de alguma forma ele sempre passa uma mensagem positiva e otimista. Algo realmente sobrenatural. Eu penso que estes exemplos são importantes para nos fortalecer em momentos de grande dificuldade quando pensamos em desistir.

Outro ponto importante para a motivação é ter uma pessoa ao seu lado que você acredita! Eu tive sorte, no momento que pensei em desistir, lá estava a minha esposa, hoje minha sócia, incentivando-me para não perder o meu sonho de vista. Não pense que empreendedor não chora! Desabafar é fundamental, mas não vai mudar os resultados. Precisamos levantar e pensar o que podemos fazer de diferente para mudar os resultados negativos. Eu acredito muito nisso!

Realizamos nossas atividades profissionais e, se houver uma motivação, podemos superar algo que consideramos impossível. Temos em vários exemplos da nossa sociedade pessoas que se dedicaram e tiveram muita motivação em superar os seus desafios, tais como, Ayrton Senna, Ronaldo Fenômeno, Alcione de Albanesi (diretora do Projeto Amigos do Bem), entre tantas outras.

Precisamos acreditar, precisamos fazer com amor, mas, acima de tudo, precisamos pensar diferente sobre o “leão”! Não pense em matá-lo e sim em encontrá-lo para agradecer, porque se não fosse ele na sua vida, os seus resultados não seriam os melhores. Cuide do leão, pois ele é o motivador!

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.