Mercado para terceira idade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros é de mais de 74 anos. Outra pesquisa realizada, entre os anos de 2000 e 2010, pela Universidade de São Pau­lo (USP) mostra que o número de pessoas sem condições de realizar tarefas simples, classificadas como incapazes, subiu de 30 para 40% entre aqueles de 70 a 74 anos. Portanto, com o envelhecimento da popu­lação, a demanda por serviços de cuidados com os idosos cresce continuamente. São várias empresas que estão investindo neste setor e é sobre este rico tema que vamos refletir neste artigo para orientar empresá­rios para explorar melhor este nicho, que cresce a todo vapor, e ganhar mercado.

Se não começasse este texto com os da­dos que comprovam este crescimento, cer­tamente você acreditaria que iria abordar aqui segmentos como tecnologia, automo­tivo ou internet. Bom, mas não são estes, mas sim o setor de empresas especializadas em atender o público da melhor idade.

Um fato curioso aconteceu comigo. Recentemente fui encontrar o meu amigo

Johny, um dos melhores profissionais de criação de eventos que conheci na minha vida. Bateu a saudade, falamos um pouco da vida e perguntei a ele: –“Qual mega­evento vocês estão criando agora?” E ele rapidamente me respondeu: –“Agora crio dias felizes para velhinhos!”. Eu, no primei­ro momento, não entendi muito, mas ele foi categórico em afirmar que havia deixado o mercado de criação para investir, juntamen­te com a esposa, na empresa deles especia­lizada em cuidar e acompanhar pessoas da terceira idade. Ele ainda afirmou que a de­manda estava muito alta e a preocupação era treinar profissionais para atender com eficiência este público, carente de melho­res serviços e atendimento.

Neste ano, estive em Las Vegas e o americano encara a terceira idade com vitalidade. É impressionante! Os idosos, cheio de disposição, trabalham ativamente no turismo e em vários outros segmentos. A vida não acabou para eles, mas sim, está muito melhor com toda a experiência que têm de vida! Eu sou admirador desta pos­tura. A terceira idade não representa o fim da vida, que é um sentimento muito pre­sente em nossa sociedade. Aqui faço uma homenagem à avó da minha esposa, Dona Regina, mulher do ano de Santos em 2013 e cidadã santista reconhecida pela Câmara dos Deputados pelo seu trabalho no Voto Consciente. Dona Regina, para quem não conhece, é uma inspiração para muita gente. Vive a vida com alegria, encontra as amigas e para isso conta com uma empresa de traslado que realiza um trabalho profis­sional. Este é um segmento que tem muita oportunidade em oferecer serviços de qua­lidade para o setor, afinal, os idosos gostam de passear e encontrar os amigos. Por isso, se você tem uma empresa que presta este serviço de mobilidade com segurança po­derá ganhar dinheiro porque é uma bela sacada de negócio.

São muitas as oportunidades para se­rem exploradas. Outra oportunidade que temos para este mesmo segmento é ofere­cer serviço de acompanhantes para levá-los também ao médico, supermercados e ou­tras necessidades do dia a dia e que muitas vezes estes idosos não têm companhia de familiares para este cuidado.

O mercado da terceira idade tem públi­co em todas as faixas de renda e existe pos­sibilidade em todas elas. Quem está ligado a este segmento tem que refletir sobre produtos e serviços que podem ser viáveis para cada cliente. Por exemplo: o mercado de alta renda pode oferecer serviços exclu­sivos para atender demandas específicas das clientes que preferem exclusividade no atendimento. O mercado de turismo, por sua vez, pode oferecer pacotes exclusivos com destinos que contam com conforto para receber este público. Vamos mais além! Muitos idosos possuem animais de estimação e vejo poucos serviços ofereci­dos com exclusividade para eles.

Empresários: Atenção! Tem muita oportunidade e ideias para este público. Vejo pouca ativação de marcas focadas nes­te segmento, por exemplo, em patrocinar iniciativas de qualidade de vida focada nes­te potencial consumidor.

Se você está pensando em começar a empreender, uma sugestão é avaliar com carinho e estratégia este segmento, pois, com toda certeza, existe possibilidade de retorno em curto prazo!

Facebook
Twitter
LinkedIn