“Transformar a vida de uma pessoa é bom, mudar a de mais de meio milhão é incrível”

O Grupo Prepara é hoje 5 vezes maior do que quando seu fundador, Rogério Gabriel, se tornou Empreendedor Endeavor: a história dele mostra a força da união entre sonho grande e capacidade de execução.

9 de junho de 2011, o dia em que Rogério Gabriel e Endeavor se conheceram.

Tínhamos estudado as redes de educação que cresciam pelo sistema de franquias, e a Prepara chamava muita atenção já naquela época, pelo crescimento acelerado e por estar posicionada entre as melhores do setor mesmo com poucos anos de fundação. Estávamos tentando contato com o Rogério havia semanas e fomos para a feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising) focados em bater no estande da Prepara à sua procura.

No começo ele reagiu desconfiado, não conhecia muito bem o trabalho da Endeavor e deve ter achado tudo aquilo muito estranho. “Quem são essas pessoas me convidando para participar de um processo seletivo? Quem é essa Endeavor? ONG de apoio a empreendedores?” foram algumas das perguntas que certamente passaram pela sua cabeça.

Como estava muito ocupado recebendo potenciais franqueados e vendendo o sonho grande da Prepara, que um dia seria uma das maiores redes não só de ensino, mas de franquias do Brasil, ele sugeriu que a gente o encontrasse na unidade Santana, em São Paulo, no dia 21 de junho, às 16h. Ele faria uma apresentação mais íntima para alguns candidatos a franqueados, uma ótima oportunidade para conhecer melhor o negócio e depois conversar com ele com mais calma.

Fomos encontrá-lo novamente nesse dia, ouvimos atentamente cada detalhe da apresentação. Conforme o Rogério foi apresentando, fomos nos encantando cada vez mais! (Acho que só não comprei uma unidade da Prepara por que não tinha nenhum dinheiro guardado). Nesse dia tivemos uma forte intuição de que estávamos diante de um futuro Empreendedor Endeavor. Imagina a nossa felicidade: analisamos milhares de empresas por ano em todo Brasil para encontrar em média 12 cujos empreendedores receberão nosso apoio. Dias como aquele eram muito raros!

Rogério conheceu melhor o trabalho da Endeavor e conseguimos vencer sua desconfiança inicial. Nos próximos meses foram inúmeras conversas com mentores da Endeavor, que sabatinaram o Rogério até que ele chegou até a última etapa nacional do nosso processo seletivo. Iria apresentar seu negócio para o conselho da Endeavor, composto por Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira, Pedro Passos, Laercio Cosentino, Fabio Barbosa, entre outros..

Rogério foi muito bem! Lembro como se fosse ontem..

AO FINAL DA APRESENTAÇÃO BETO E JORGE COCHICHARAM: “ELE VAI CRESCER DEMAIS” UM DIZIA, ENQUANTO O OUTRO RESPONDIA “E NEM VAI PRECISAR DE INVESTIMENTO!”. VER A OPINIÃO DAQUELA BANCA TÃO QUALIFICADA SÓ REFORÇAVA NOSSA CONFIANÇA NO ROGÉRIO E ELE EM CONSTRUIR O SONHO DA PREPARA.

Etapa nacional vencida, começamos a nos preparar para a etapa internacional, o ISP (International Selection Panel), que seria de 8 a 10 de maio de 2012. Como de esperado, Rogério foi aprovado com folga, de forma unânime pelos 6 painelistas do mundo todo que o avaliaram. Começava oficialmente ali oficialmente a relação entre Endeavor, Rogério e Prepara.

De lá para cá foram centenas de horas de mentoria, eventos, viagens… Rogério sempre foi muito dedicado. Talvez como os melhores alunos da Prepara, que encontraram a prosperidade no estudo e no trabalho, ele foI foi construindo seu caminho aprendendo com quem já fez, ao mesmo tempo botando para fazer tudo aquilo que tinha ouvido. Era só uma questão de tempo para que surgisse uma oportunidade que o permitisse dar um grande salto.

“O PRINCIPAL APRENDIZADO NESSE PERÍODO DE RELAÇÃO COM A ENDEAVOR É QUE O SONHO É GRANDE MESMO E ELE É POSSÍVEL. E COMO FAZER UMA BOA EXECUÇÃO PARA O SONHO NÃO FICAR SÓ NO SONHO”, CONTA O ROGÉRIO.

Curiosamente, marcando 6 anos de aniversário dessa relação com a Endeavor, a oportunidade apareceu. E como bom “aluno” que foi nos últimos anos, Rogério estava preparado e a aproveitou.

Nesta segunda-feira (19), a Prepara anunciou a compra das marcas tradicionais marcas Microlins, People e SOS, que pertenciam à Pearson Education. Com o negócio, surge a MoveEdu, uma das maiores redes de escolas de cursos livres profissionalizantes do mundo, com mais de 1.200 franquias espalhadas por todo o Brasil. A MoveEdu vai atender diferentes perfis de público e de necessidade dos profissionais por meio das marcas Prepara Cursos, Ensina Mais, English Talk, Pingu’s English Microlins, S.O.S e People.

A EMPRESA AJUDA CERCA DE MEIO MILHÃO DE ALUNOS A SE CAPACITAREM E ESTAREM MAIS PREPARADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO. COM ISSO, O ROGÉRIO SE MANTÉM EM SUA MISSÃO DE TRANSFORMAR O BRASIL, E ATÉ OUTROS MERCADOS, POR MEIO DA EDUCAÇÃO.

Com o negócio, a MoveEdu é, hoje, 5 vezes maior do que em 2012, quando o Rogério se tornou Empreendedor Endeavor. “Nesse período estruturamos nossas marcas e melhoramos muito a gestão. Se não tivéssemos passado por esse processo de profissionalização, de ter uma estrutura organizacional clara, mas ao mesmo tempo dar mais autonomia aos profissionais, mais poder de ação, não teríamos condições de ‘digerir’ essa aquisição”, conta o empreendedor.

Mantemos o sentimento de 9 de junho de 2011: estamos apenas no começo! Rogério mantém aquele sonho grande:

“NOSSA MISSÃO-BASE É TRANSFORMAR O BRASIL POR MEIO DA EDUCAÇÃO, POR ISSO REALMENTE TEMOS QUE TER VOLUME. TRANSFORMAR A VIDA DE UMA PESSOA É BOM, MUDAR A DE MAIS DE MEIO MILHÃO É INCRÍVEL.”

Originalmente publicado em Endeavor  

Facebook
Twitter
LinkedIn