Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Circus Maximus

O que acontece com velódromos ou parques de remo após a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos? Como as cidades fazem uso dos estádios de futebol construídos para a Copa do Mundo? As cidades e países que decidem seguir a ideia de organizar esses eventos gigantescos muitas vezes ignoram a dura realidade financeira que vão enfrentar.

O Comitê Olímpico Internacional e a FIFA, órgão máximo do futebol, asseguram que as suas extravagâncias esportivas vão trazer benefícios econômicos e sociais no longo prazo. Na realidade, cidades como Atenas, Pequim e Sochi ficaram atoladas em dívidas enormes, espaços inutilizáveis e dores de cabeça relacionadas à infraestrutura.

O professor de economia Andrew Zimbalist explica por que receber esses eventos desportivos geralmente resulta em um pesadelo político, social e econômico. Através de pesquisa meticulosa, o autor lança luz crítica sobre um sistema corrupto e carente de reformas.

Apesar do estilo um tanto seco, você vai ficar fascinado e horrorizado com o desperdício terrível de dinheiro, recursos e mão de obra relatados pelo autor, tudo em nome de prestígio passageiro e do glamour.

A getAbstract recomenda esta denúncia esclarecedora a prefeitos, governadores, secretários, autoridades desportivas, ativistas comunitários e qualquer pessoa interessada em compreender as ligações entre o gasto público e o lucro privado.

Autor: Andrew Zimbalist

Editora: Brookings Institution Press

Data de Publicação: 2015

Páginas: 175

ISBN: 9780815726517

Em colaboração com a Get Abstract, maior fornecedora mundial de resumos de livros de negócios.

 

 

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.