Última edição Edição 262 January 2017 Assine

A importância de relembrar a nossa história para o crescimento do perfil empreendedor

Por Rodrigo Geammal 25/03/2014
Por Rodrigo Geammal 25/03/2014

Caro leitor,

Este texto tem um caráter menos didático e mais emocional! Há um ano e meio, conheci Walter Falceta, um dos mais renomados profissionais do mundo da comunicação. Em seu currículo, ele já desenvolveu projetos para os principais nomes do mercado publicitário e empresários brasileiros. Quem me apresentou foi Fabiana Scaramella, minha assessora de imprensa naquela época.

Havia decidido escrever um livro e contar a minha história de vendedor de balas quando criança e percorrer na obra o caminho que conquistei como empreendedor do mercado de esporte e entretenimento. Ao longo de 2012 e o primeiro semestre deste ano, dediquei parte do meu tempo para este projeto, que adorei realizar e considero uma terapia excelente para relembrar as minhas origens, histórias de criança, quando não tinha conhecimento e nem maturidade, mas já realizava marketing de vendas. Eu, juntamente com a minha mãe, vendia doces para sobreviver nas barcas e em bancos no centro da cidade do Rio de Janeiro. O livro será lançado até o final deste ano e muitas passagens da vida de um empreendedor serão contadas de forma inovadora.

Exemplifiquei a história do meu livro neste texto, para destacar a você, leitor, a importância de contarmos a nossa história e voltar ao passado para descobrir riquezas da nossa atual vida de empreendedor. Numa das passagens do livro, visitei com Walter a ilha de Paquetá, onde morei quando criança e iniciei a minha vida de empreendedor. Foi emocionante! Visitei a casa em que morei e andamos de barca, local que iniciei a minha carreira de vendedor ainda tão cedo. Lá estavam crianças vendendo doces e, logo, pensei: “Olha eu aí e hoje 25 anos mais velho!” Foi inexplicável! Chorei, sorri, recordei momentos inesquecíveis. Foi tão bacana esta experiência que resolvi lançar este ano na minha agência um produto para os empresários brasileiros que chamamos de “Sonho de Empreendedor”, um documentário em vídeo no qual as pessoas de sucesso contam as suas histórias, onde nasceram e como iniciaram as suas primeiras ações de empreendedor.

Este retorno ao passado é muito rico e encantador para estudar conceitos importantes na hora de empreender. No meu caso, lembrei de conceitos importantes na hora de vender os doces, ou seja, os produtos precisam ser saborosos e servidos quentinhos. Além disso, precisava ser simpático, pois andava na barca oferecendo o produto. Eu e minha mãe criamos um negócio de sucesso, pois em pouco tempo as pessoas nos procuravam e, neste momento, vivemos as dores do crescimento, tais como: inexperiência de trabalhar com dinheiro, pequena visão de pensar no futuro e, acima de tudo, o mais doloroso foi deixar de pensar na inovação.

Então, meu querido leitor, a mensagem que quero passar para você é: volte ao seu passado e relembre a sua história, pois esta experiência será muito rica em pensar no presente. Pode ter certeza que será emocionante e, se precisar de ajuda para realizar esta viagem ao passado, tomo a liberdade de me colocar à disposição para organizar este momento especial para sua vida de empreendedor. O que posso afirmar é que vale muito a pena! Relembramos conceitos importantes para nossos negócios na prática!

Autor

  • Rodrigo Geammal

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.