Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Lições do futebol direto para o seu ambiente de trabalho

Por Rodrigo Geammal 11/11/2013
Por Rodrigo Geammal 11/11/2013

por Rodrigo Geammal

Uma forma divertida de você empreendedor inovar o dia a dia com a sua equipe é transformar os principais conceitos do futebol e levar para o universo de negócios. O futebol é um esporte apaixonante! Como torcedor analisamos jogadores, campeonatos, contratações e, muitas vezes, somos técnicos e escalamos o time. Este esporte é divertido e integra. Além disso, permite opinar e participar com muita liberdade de expressão.

Certamente, muitos executivos de negócio usam este tema para quebrar o gelo no início de suas reuniões comerciais buscando aproximar o seu cliente. O futebol tem toda essa força e importância, pois é um assunto presente na vida de muitas pessoas e que mexe com a emoção, seja qual for o estilo, perfil ou faixa etária. Por outro lado, este esporte tem bastante relação com o nosso dia a dia empresarial quando o tema é gestão. Essa é uma oportunidade, caro leitor, de criar uma ação comercial ou de endomarketing de forma emotiva e divertida. Vou traduzir este pensamento nos próximos parágrafos.

O primeiro ponto de grande sucesso dos clubes no mundo se dá pela capacidade de contratação de gestores especializados para cada tipo de assunto. Desde o presidente do clube até o roupeiro, a especialização se tornou algo fundamental no esporte. Similar ao nosso dia a dia, na empresa, por sua vez, precisamos contratar as pessoas certas para cada tipo de desafio e colaboração. Precisamos analisar com muito detalhe todos os fatores importantes que envolvem uma contratação, pois é uma das tarefas mais difíceis da vida do empreendedor. Uma admissão errada tem impactos grandes no resultado da equipe, da mesma forma que o clube tem resultados negativos quando contrata, por exemplo, um jogador que não tem o perfil do time.

Outro aspecto importante que os técnicos de futebol fazem e contribuem como exemplo para o nosso mundo empresarial é na questão de gestão de equipes. Este tema é muito rico. Esse profissional precisa ser completo, não basta entender de esquemas táticos! Sejam as tabelas de campeonatos ou perfil de clubes, uma das tarefas mais importantes do técnico de futebol é a sua capacidade de liderar equipe. Os jogadores, muitas vezes, são profissionais que ganham cinco ou 10 vezes mais que o líder deles recebe, que precisa ter um forte conceito de hierarquia e integração com os outros colegas. Liderar 22 ou até mesmo 30 estrelas de um time é um desafio, pois diariamente existe a imprensa de rádio, televisão ou blogs falando da vida desses craques.

Como criar um sentimento de equipe? Como liderar estrelas? Como implementar a cultura de disciplina, dedicação e humildade? São fatores fundamentais do técnico para formar uma equipe unida e, mais do que isso, focada em ser campeã! Essa analogia é muito importante para os empreendedores aplicarem no seu desafio de liderar pessoas e ainda fazer com que todas entendam a importância do seu papel na empresa na busca por resultados satisfatórios. Sinceramente, temos muito que apreender com os técnicos da bola, pois eles são líderes que sofrem muita pressão e precisam gerar resultado o tempo todo e motivar seus jogadores todos os dias.

Um segundo item relevante na busca por resultados é o treinamento. Implementar a cultura de dedicação e disciplina para afinar a integração da equipe nas atividades básicas é imprescindível. Neste caso, não tem espaço para o conhecido slogan do nosso querido jogador Romário, que dizia: “Treinar para quê?”. Identificamos que os times com os melhores resultados são aqueles que investem muito na sua estrutura e na construção dos seus famosos centros de treinamento! A arte de fazer bem-feito é sempre repetir o mesmo movimento! Precisamos de dedicação e integração com a nossa equipe para chegar no dia do jogo e fazer bonito! Isso só é possível se treinarmos bem durante a semana inteira e mantivermos o ritmo. Se levarmos este conceito e proposta para o mundo empresarial, muitos empreendedores consideram treinamento como custo, mas não é verdade! Trata-se de um investimento com expectativas de ótimo retorno. Uma equipe bem treinada e integrada tem grandes chances de gerar resultados mais rápido.

Realmente, o futebol tem muito a ver com a vida do empreendedor. Uma forma prazerosa de inovar o relacionamento com sua equipe é a implementação de ações indoor e outdoor com este tema. Tenho certeza que vai descobrir resultados diferenciados e feedbacks positivos sobre o seu formato de comunicação, sobre integração da equipe por resultados e, principalmente, sobre a transformação de mudar um ambiente de grande pressão por algo divertido e também focado nos resultados.

Se precisar de ajuda para aplicar esta ideia, mantenha contato e trocaremos experiências. Boa sorte e vamos para o jogo!

Rodrigo Geammal é fundador e diretor-executivo da Elos Cross Marketing – agência de marketing e comunicação 360º graus, que tem o entretenimento e o esporte como conteúdos estratégicos. rodrigo@eloscrossmarketing.com.br  –  www.eloscrossmarketing.com.br –  (11) 3432-2028

Autor

  • Rodrigo Geammal

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.