O atendimento jogado no lixo!

Fico feliz em dividir neste espaço mais um aprendizado, troca de experi­ências e percepções da nossa vida de empreendedor!

Acabo de voltar da experiência de uma viagem de navio e gostaria de ilus­trar o meu texto deste mês contando a minha visão sobre a importância do atendimento. Com toda certeza, sabe­mos que as empresas que realizam cru­zeiros na orla do Brasil investem muito em mídias especializadas e em canais para comercializarem os seus pacotes de final de ano e especiais de verão. Toda esta propaganda está estampada nos anúncios dos cadernos de turismo. Pois bem. A concorrência para atrair este consumidor aumentou muito nos últimos anos. A cadeia de hotéis e re­sorts também tem sofrido com esta con­corrência, pois muitas vezes este públi­co só tem dinheiro para investir em uma opção de entretenimento com a família. Ultimamente venho frequentando lojas de agências de viagem para analisar a qualidade no atendimento e o que está sendo feito de novo neste segmento. Não tenho boas notícias referente à qualidade do serviço de atendimento e à inovação para atender com eficiência e diferencial o grande público.

Fazendo uma análise geral a respei­to, o que está acontecendo é que os profissionais de vendas deste segmento têm uma alta demanda em temporadas de final de ano e certamente o número de clientes aumenta. O que fiquei mais impressionado é com o pouco esforço em encantar os clientes. Outro fato que levo em consideração é a baixa exigên­cia do consumidor brasileiro em ser bem atendido pela sua falta de conhe­cimento. Isso é muito triste neste País com tantas opções de lugares lindos e, em contrapartida, o pequeno conheci­mento do brasileiro pelas suas riquezas. Então fica fácil atender o cliente pouco exigente, que compra e aceita o que lhe apresentam.

Agora, falando das empresas de cru­zeiros fortes, que dividem em até 10X os pacotes e vendem em massa as suas cabines. O cliente acaba comprando este pacote esperando ter uma experi­ência inesquecível em três, sete ou dez dias viajando pela orla brasileira. Com toda certeza, o luxo dos navios é uma grande novidade para grande parte dos consumidores. Mas tenho acompanha­do também a maior preocupação destas empresas em treinar sua tripulação, que na sua maioria é da América Central, em aprender o português. Eles estão desco­brindo que se atender bem o brasileiro podem ganhar mais dinheiro! Mas falta muito ainda, pois pela alta demanda de trabalho, muitas vezes todo este esfor­ço em atender melhor o consumidor brasileiro é jogado no lixo, pela falta de educação dos estrangeiros que têm uma postura ruim em jantares e lugares de entretenimento. Neste sentido, os resorts ganham vantagem pela equipe ser brasileira e entender perfeitamente o nosso idioma.

Contudo, atender bem é a alma de todo negócio. Não é fácil praticar, pre­cisa de concentração e muito treina­mento já que somos seres humanos e vivemos dias diferentes e passivos de erros! Tem dia que acordamos felizes, outros deixamos a desejar. Mas o impor­tante deste artigo que compartilho com você é registrar que as empresas estão se esforçando em melhorar o nível de atendimento ao consumidor brasileiro, que aos poucos vem conhecendo e exi­gindo os seus direitos. Sou fã de quem atende bem!

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