10 dicas para ser um profissional melhor em 2017

Último mês do ano e, para muita gente, o cansaço toma conta. Nesse momento, alguns profissionais podem compartilhar o sentimento de desmotivação por diferentes fatores. “A falta de motivação pode aparecer por se estar trabalhando em uma função ou empresa pelos motivos errados, como só por salário ou estabilidade, por exemplo. Uma pessoa também desmotiva-se quando se sente subutilizado, quando não vê perspectivas de crescimento, quando não se sente pertencente, quando entende que entrega valor mas não tem uma remuneração à altura ou ainda quando faz algo que não gosta e não procura se “reapaixonar” pelo que se faz”, destaca a coach da Effecta Coaching, Simone Barreto.

Para voltar a ser feliz na carreira, uma das dicas é trocar de empresa. Mas também não é preciso trocar de organização para reencontrar a plenitude profissional, complementa a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. “As pessoas e organizações podem te provocar a se animar, mas é você mesmo que faz isso. É preciso “reapaixonar-se”. Se não usarmos esse poder nada durará por um longo período. Temos que voltar nosso foco para o que é positivo. Se formos olhar apenas o lado negativo, ninguém ou nenhum lugar será suficiente”. Anote algumas dicas das coaches para ser um profissional melhor e brilhar dentro da mesma empresa ou em um novo desafio em 2017:

– Você está fazendo o que está fazendo pelos motivos certos? Determine sua missão como profissional e alinhe sua função com essa missão: o que você quer representar para seu time, para sua empresa ou para seu cliente?

– Encontre coisas boas na sua função. Você tem noção do que ela significa para o resultado final da empresa?

– O que realiza as pessoas é a superação. Se você não se desafia e nunca é desafiado, mesmo que você goste do que faz,  em pouco tempo vai se desmotivar. Então esteja sempre a procura de fazer melhor. Busque ser melhor a cada dia!

– A obrigação de se desenvolver é sua. Seja persistente e pare com o “mimimi”. As reclamações fazem parecer que existem responsáveis externos para sua performance. Invista em si mesmo.

– Entregue valor, sirva valor e melhore tudo que você faz e quem você é a cada dia.

– Se “reapaixone” todo dia. Mantenha o foco no que é positivo.

– Seja gentil com você e com as pessoas, ajude as pessoas a serem melhores.

– Peça ajuda, desenvolva as pessoas no seu time, compartilhe sua expertise, aja hoje como se você já tivesse o cargo que deseja amanhã.

– Faça mais que o combinado. Vá sempre além e surpreenda.

– Busque ter uma vida equilibrada não só profissionalmente. Reserve um tempo para o que te faz feliz na vida pessoal.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn