Inovação usa calor gerado no processo de refrigeração para esquentar água

Uma solução que aquece a água em temperatura de até 75 graus sem gastar energia. Assim é o equipamento desenvolvido pela Águia Resfriadores e Cazis Automáticos, de São Bernardino (SC). O produto é destinado aos pecuaristas e produtores de leite para limpeza de ordenhadeiras, além de laticínios, supermercados e qualquer empresa que tenha equipamento de refrigeração e que necessite de água quente para higienização ou outro processo interno.

Em Chapecó, também em SC, a primeira empresa a implementar o equipamento foi o Supermercado Paquetá, visando higienizar o açougue. “O sistema é muito bom. Esquenta a água acima de 70 graus com economia expressiva. Utilizamos para a limpeza da pia do açougue, chão e utensílios e os resultados têm sido muito bons”, diz Edson Pereira Nunes, um dos responsáveis pelo mercado.

O equipamento de refrigeração é inédito, utiliza um tipo de gás para efetuar o processo de refrigeração. Este gás é aquecido pelo processo (da mesma forma que a geladeira). No equipamento de refrigeração há um sistema com ventilador para esfriar este gás. Quanto mais frio estiver mais rápido vai ser o processo de refrigeração.

O equipamento aproveita a temperatura gerada pelo processo para aquecer a água: é feito um redirecionamento do gás através de canos para uma serpentina ou similar localizada dentro de um tanque de água em inox. Ao passar pela serpentina, o gás é resfriado pela água (conferindo maior refrigeração posteriormente) e a água sai aquecida.

O empresário Elisandro Sberse, da Águia Resfriadores e Cazis Automáticos, explica que o aquecedor inteligente pode ser acoplado ao equipamento de refrigeração ou ao resfriamento de leite sem consumo de energia elétrica e aquece a água somente com aproveitamento do calor da unidade condensadora. O produto surgiu pela percepção da necessidade de água quente para a limpeza do equipamento de ordenha nas propriedades.

A Águia Resfriadores e Cazis Automáticos participa do projeto Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos – Sebrae/SC: Suínos, Aves e Leite. O projeto é destinado aos pequenos e médios empreendimentos da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas. É também uma extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, promovido desde 1998, e que já beneficiou mais de 35 mil empreendedores rurais.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn