Franquia brasileira de aromatizadores para casa inicia expansão nos EUA

A ideia nasceu de um levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), segundo o qual o mercado brasileiro segue uma tendência à internacionalização – de dois anos para cá aumentou em 10,1% o número de unidades em território estrangeiro. Seguindo a tendência, a Acqua Aroma, rede de aromatizadores para casa, inaugurou uma distribuidora em Orlando, Flórida (EUA). A marca espera crescer 40% em 2017 com as franquias no Brasil e 500 pontos de venda no país norte-americano, faturando US$ 1 milhão.

Com o objetivo de competir com grandes players do ramo, modernizar-se e, principalmente, diversificar seu público-alvo, a internacionalização teve motivo claro para começar nos EUA: são o maior mercado consumidor de perfumaria para casa do mundo. Depois de um ano de estudo, os resultados revelaram que os produtos Acqua Aroma são muito competitivos no país.

“Encontramos poucas opções de fragrâncias refrescantes e com elementos tropicais disponíveis, algo que temos bastante na Acqua Aroma e vemos como tendência”, destaca Lua Serafim, que está à frente da operação no exterior. “Também tivemos que adaptar nossa seleção à preferência do consumidor dos EUA pelas fragrâncias sazonais, algo incomum no Brasil, e mesmo eliminar alguns itens do portfólio, como a água de passar roupa, já que o americano não tem esse hábito”, complementa.

O mercado americano, segundo Lua, é largamente favorável ao empreendedorismo. “A dificuldade para levar os negócios para fora vem principalmente da escassez de informação. Mas quando compreendemos a dinâmica, vemos que a velocidade é outra, tudo funciona”, explica. A rede recebeu suporte da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) e contou com uma consultoria para entender a legislação e fazer a seleção de equipe.

Os consumidores americanos se preocupam com o bem-estar e cuidado com a casa e gostam de passar tempo curtindo esse ambiente. Diferente do Brasil, em que esse hábito de consumo de aromas é mais recente e podemos considerar que há um grande mercado consumidor ainda a ser conquistado nos EUA. O mercado de produtos premium com apelo decorativo, o qual a Acqua Aroma se situa, continua a crescer.

Com a adesão ao franchising no final de 2016, a estratégia da Acqua Aroma agora é levar as duas frentes em paralelo: a meta é chegar a 70 unidades em cinco anos no Brasil e, nos Estados Unidos, em um primeiro momento, pulverizar-se em pontos de venda para depois fundar as primeiras lojas da marca.

“Começamos da mesma forma no Brasil, tornando nossos produtos presentes em lojas multimarcas e conhecido pelos consumidores. Os 12 anos de mercado antes de aderir ao franchising foram fundamentais para conhecer melhor o consumidor, fortalecer nossos diferenciais e preparar nossa estrutura empresarial. Agora, podemos afirmar que estamos prontos para expandir”, declara Lua.

O próximo passo da internacionalização é a Espanha e Portugal, onde já existem interessados na distribuição da marca. A Acqua Aroma possui duas unidades franqueadas (três, somando a unidade própria) atualmente, e tem meta de abrir 70 nos próximos cinco anos. A marca espera crescer 40% em 2017 com o avanço das franquias no Brasil e faturar US$ 1 milhão com a internacionalização.

Sobre a empresa  

Oferece linhas de aromatizadores para a casa em spray sachês, difusores e outros, além de sabonetes líquidos, álcool em gel, renovadores de lençol, etc. São 15 fragrâncias exclusivas em portfólio, produzidas com matérias-primas de perfumaria fina em fábrica própria. É um braço da Aromarketing, pioneira do marketing olfativo no Brasil, com 14 anos de atuação e clientes como Riachuelo, Camicado, H. Stern, Tok Stok, entre outros. Tornou-se franquia em 2016, mesmo ano em que deu início à internacionalização. Foi fundada em 2004 por Lua Serafim, Nayana Pedreira e Rafael Mamede. www.acquaaroma.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn