Grande negócio de temperos artesanais mantém alma de pequeno produtor

De 90 unidades por mês, hoje a Plezi Gourmet já produz mais de 1700 produtos, um aumento de 1700% em um prazo de dois anos, tudo sem deixar de lado o olho no olho com a clientela

Redação 12/12/2017
Redação 12/12/2017

Quando o capixaba Lauro Carvalho começou a se aventurar na cozinha, há vinte anos, a ideia de transformar seus produtos e temperos artesanais em um negócio rentável não estava nos planos. Hoje, dois anos depois de criar a Plezi Gourmet, com a publicitária Priscilla Menezes e o engenheiro Guilherme Alves, a marca já colhe os frutos do sucesso e é um grande exemplo de que é possível empreender mesmo em tempos de crise econômica.

O que começou com vendas sob encomendas para amigos e colegas de trabalho, se tornou mais sério quando apostaram nas feiras gastronômicas, como a Junta Local. Agora os produtos da Plezi Gourmet são vendidos em mais de 50 pontos de vendas espalhados pelo Rio, entre grandes redes de supermercados premium e delicatessens exclusivas. Mas para os pequenos produtores, que hoje já estão com planos de ampliar as operações para atender a grande demanda do mercado, a receita para o sucesso foi e continua sendo simples: qualidade.

Todos os produtos da marca carioca são produzidos de forma 100% artesanal, livres de aditivos químicos e conservantes. A manteiga base usada pela Plezi Gourmet é pura e passa por um processo artesanal ao ser temperada com especiarias e produtos naturais. Alguns sabores passam por longos processos até atingirem o ponto ideal, como é o caso da manteiga de vinho com especiarias. Outro exemplo de produto com preparo minucioso da Plezi Gourmet é o azeite defumado, com base de extravirgem e defumado artesanalmente com carvão vegetal.

A produção dos mix de especiarias também segue a mesma premissa de qualidade, com receitas desenvolvidas pelo gourmand Lauro Carvalho que, como uma verdadeira alquimia, cria combinações exclusivas de sabores e aromas únicos. São processos minuciosos e de preparação, muitas vezes longas, que estão na contramão do mercado industrial, mas que segundo os sócios fazem a diferença para a marca trilhar o sucesso.

De 90 unidades por mês, hoje a Plezi Gourmet já produz mais de 1700 produtos, entre manteigas e gersais temperados, mix de temperos secos e azeites. Um aumento de 1700% do negócio em um prazo recorde de dois anos. Para dar conta da grande demanda do mercado, a Plezi Gourmet já estuda uma fábrica maior. Com mais de 100m², a expectativa da marca é aumentar o corpo de funcionários e crescer 200% da produção com o espaço extra.

Mesmo com uma fábrica três vezes maior e com lugar cativo nas prateleiras de supermercados, os sócios da Plezi Gourmet fazem questão de manter o processo artesanal e o contato próximo com o público, olho no olho, nas feiras de produtores espalhadas pelo Rio. Para Lauro Carvalho esse é o DNA da marca, que precisa ser mantido mesmo com o negócio crescendo.

“Desde que vimos potencial na Plezi Gourmet, seja pela receptividade dos clientes ou pela rápida expansão de pontos de venda pelo Rio, tínhamos em mente o objetivo de manter o negócio com a alma de um pequeno produtor. Foi assim que começamos, que conquistamos o público e é assim que queremos continuar no mercado”, explica o gourmand.

A previsão da Plezi Gourmet é fechar o ano de 2017 com 80 pontos de venda pelo Rio, entre a região Serrana, região dos Lagos e Grande Rio. A marca também já estuda a expansão para São Paulo capital, considerada a maior vitrine de produtos gourmets do Brasil.

Entre os produtos exclusivos da Plezi Gourmet, estão os sabores diferenciados das Manteigas Temperadas, que podem ser degustadas in natura ou incorporados a receitas. Entre as variações da linha de manteigas da marca, merecem destaque as de Páprica Defumada, Salsa Trufada, Pimenta Tabasco, Especiarias Indianas, Funghi & Mostarda, Vinho & Especiarias e a Toscana.

Além das manteigas exclusivas, a Plezi Gourmet também aposta em uma linha de produtos defumados. É o caso do azeite defumado, da páprica defumada em pó – que tem como base pimentões vermelhos defumados, desidratados e moídos – e a fumaça em pó – um condimento natural à base de levedo de cerveja e extrato de madeira, usado para temperar a carnes. A marca carioca também acaba de lançar uma cerveja Rauchbier produzida com malte defumado e a própria fumaça em pó da linha. Além dos toques defumados, a fermentada também contém cardamomo, que é considerada uma especiaria afrodisíaca – o que deu origem ao nome “Fetiche”.

Entre os lançamentos da Plezi Gourmet está a linha o óleo de coco com urucum e a linha de gersais temperados. Feitos a partir de sementes de gergelim branco e sal rosa do Himalaia, os gersais da Plezi Gourmet são alternativas mais saudáveis ao sal de cozinha comum, com seis vezes menos sódio. Entre os sabores inéditos criados pela marca, estarão os temperados com Alho, Páprica Defumada, Marsala, além de uma versão inédita com cal e gergelim negros. www.plezigourmet.com.br

 

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