Rede de consultoria que ajuda pequenas empresas a se profissionalizarem inicia expansão

As PMEs representam 97% do total de empresas do Brasil – são 11,7 milhões – e, estejam elas começando ou já em operação, em algum momento será necessário recorrer a uma consultoria para mudar processos e rever estratégias. Para quem deseja apostar nesse mercado, a GGV Consultoria Empresarial (www.ggvconsultoria.com.br) pode ser uma boa opção.

Fundada pelos bacharéis em Marketing Geraldo Hisao, Gustavo Resende e Vinícius Morais, o foco da GGV é resolver três principais gargalos identificados na gestão de PMEs: a falta de informação de mercado, a gestão de curto prazo e o pouco controle de indicadores.

“Os pequenos e médios empresários não têm clareza sobre a importância de entender quem é seu público-alvo, o que fazem seus concorrentes, qual a necessidade dos clientes e como deve ser feito um planejamento estratégico. Queremos auxiliá-los a profissionalizarem a gestão de seu negócio e alcançarem o sucesso”, explica Leonardo Beling, sócio e Diretor de Expansão da rede. Os projetos da consultoria seguem alguns passos: pesquisa de mercado, diagnóstico, plano de ação, implementação, acompanhamento e mensuração.

Em atuação desde 2012, a empresa virou franquia em 2018 e oferece um modelo de negócio em que atua lado a lado com o franqueado: a matriz assume as funções operacionais e permite que ele se dedique às áreas comercias e estratégicas. “Realizamos um trabalho a quatro mãos com nossos parceiros, colocando a mão na massa e ajudando na execução dos projetos. Não é um suporte comum”, declara Leonardo. As principais funções dos Consultores Franqueados são implementar as ações dos clientes e gerar relacionamento.

A rede busca por empreendedores com perfil jovem, comunicativo, que goste de lidar com pessoas e viver de consultoria, além da formação na área de humanas ou experiência comprovada no segmento. A franqueadora oferece treinamentos online – teórico – e presencial, em que o franqueado passa 10 dias na sede da rede em Curitiba, onde aprende sobre a rotina prática da consultoria. O investimento para abrir uma franquia é de R$ 60 mil e o tempo de retorno é de 12 a 24 meses.

A operação pode começar home office, porém é preciso mudar para um escritório em até seis meses. “Em consultoria, a imagem pessoal e o relacionamento tornam-se, muitas vezes, mais importantes do que nosso conhecimento em gestão empresarial. Atender um potencial cliente em um ambiente mais profissional, inclusive, aumenta a taxa de conversão”, afirma Leonardo. Como estratégia de otimizar os resultados do franqueado, a rede realiza um evento de inauguração das unidades, impulsionando a visibilidade do negócio na região.

Consultoria para quê?

Em 2017, a GGV teve um aumento de 50% do seu faturamento, ajudando várias companhias a se reestruturarem e consolidarem suas marcas no mercado. Leonardo cita o caso da hamburgueria Frens, de Curitiba, que anteriormente chamava-se Capitão Frango e vendia frango frito no balde.

“Através de pesquisas de mercado, percebemos que esse item possuía pouca periodicidade de consumo entre os curitibanos, ao contrário do hambúrguer. Por isso, a solução foi uma transformação drástica no negócio, com novo conceito, marca e produtos”, lembra. Em oito meses, foram inauguradas três unidades da hamburgueria, com ambiente mais confortável, cardápio repaginado e excelentes indicadores de faturamento.

Com a matriz curitibana e as filiais em Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG), a GGV atendeu cerca de 300 PMEs desde a sua fundação. A meta para 2018 é abrir seis unidades e dobrar o faturamento. “Para formatar a franquia, nos preocupamos em entender o mercado, pesquisar concorrentes e consultar grandes especialistas. Somos uma oportunidade para quem sonha em ter sua própria consultoria”, conclui o diretor de expansão.

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