12 dicas para aumentar seus resultados como empreendedor

Muitos empreendedores de sucesso começam sua vida profissional como trabalhadores assalariados. Um padeiro, um contador, um arquiteto. Quando eles abrem seus próprios negócios e começam a prosperar, precisam de habilidades adicionais: estratégia, liderança, organização e execução. Esses profissionais não têm o conhecimento administrativo suficiente para fazer boas escolhas e a maior parte não tem tempo para investir em um curso de administração tradicional. Os que já passaram por um curso superior de Administração também sentem -se muitas vezes desatualizados e desconectados da prática.

Esses foram os motivos que levaram o PhD, pesquisador, escritor e trainer, Ben Tiggelaar a montar o seminário “MBA in One Day” com conteúdo baseado em autores como Philip Kotler, Michael Porter, Stephen Covey, Robert Kaplan, Daniel Kahneman (vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2002), Ken Blanchard, Eli Goldratt, entre outros, ou seja, uma bibliografia com o que há de mais respeitado no mundo em termos de gestão e negócios.

Sem nenhuma pretensão de atingir o status de um MBA, o nome é uma brincadeira provocativa que tem despertado reações ferozes, tanto contra quanto a favor, o certo é que o seminário que, hoje é um sucesso, tem sido procurado por diversas razões e já impactou mais de 17 mil profissionais de países como Holanda, Bélgica, Dinamarca e Alemanha, que maximizaram seus resultados após a participação no evento.

Para os gestores com cursos superiores de Administração, o “MBA in One Day” tem funcionado como um workshop de reciclagem de práticas e conceitos, além de um guia de bibliografia de gestão e negócios, para que possam selecionar os autores especialistas nos quais desejam se aprofundar. Para os empreendedores sem conhecimento de gestão, ele fornece noções básicas e práticas para incrementarem suas performances e estruturarem seus negócios; e para os interessados em investir em um MBA, o seminário age como uma prévia da formação.

A seguir, 12 dicas de Ben Tiggelaar – baseadas no seminário – para aumentar seus resultados como empreendedor.

LIDERANÇA

A liderança pode ser aplicada

1. Você pode desenvolver suas habilidades de liderança por meio de práticas significativas, experiências práticas e reflexões deliberadas.

2. Não há uma abordagem única

Diferentes situações e diferentes pessoas exigem abordagens de liderança diferentes.

3. Supere a si mesmo e ajude os outros a fazerem isso também

Você precisa aprender a gerenciar sua própria conduta, antes de ajudar outras pessoas a fazê-lo.

ORGANIZAÇAO

4. Estruturas organizacionais regulam o comportamento humano

As pessoas formam as organizações, mas as organizações também formam o comportamento humano.

5. Clientes querem um processo único que gire em torno deles

Organize sua empresa em processos centrados no cliente e não em departamentos funcionais.

6. Empregue as forças de seus funcionários

Ao dividir o trabalho em uma organização, busque em primeiro lugar aquilo que as pessoas fazem bem e que faz com que elas se sintam capazes.

ESTRATEGIA

7. Somente o cliente determina se a sua estratégia faz sentido

Acostume-se a olhar para a sua empresa a partir da perspectiva do cliente e peça as opiniões dos clientes pessoalmente.

8. Estratégias exigem coerência

Sua escolha de uma direção clara deve fazer parte de todas as atividades da sua empresa e do seu modelo de negócios em geral.

9. Insista no seu plano e faça experimentos

Por um lado, certifique-se de que a sua estratégia é sólida; por outro lado, continue a experimentar coisas dentro dos limites dessa estratégia.

EXECUÇAO

10. No final das contas, é tudo comportamento humano

Não é a maneira de pensar que deve mudar: a maneira de agir é o que mais importa.

11. Foque nas questões que importam de verdade

Descubra quais questões afetam sua capacidade de obter clientes satisfeitos e dispostos a pagar pelos produtos e serviços.

12. Transforme ambições de longo prazo em atividades diárias

O desafio é ligar as metas mais importantes e os planos de longo prazo da sua empresa aos seus assuntos cotidianos.

Para saber mais sobre a programação e como participar, acesse: www.sbcoaching.com.br.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn