5 dicas para escolher o local ideal para instalar o seu negócio

Escolher a sede da empresa vai muito além de estrutura física, envolve acesso ao mercado, possibilidade de expansão, entre outros fatores destacados por Felipe Didoné, Diretor do Corporate Park

Redação 30/04/2018
Redação 30/04/2018

Empresas iniciais encontram em sua trajetória inúmeros desafios que podem ser determinantes para o seu sucesso ou o fracasso. Em qualquer setor, ter um modelo de negócio definido, contratar profissionais adequados ao perfil da empresa e estabelecer estrategicamente os canais de marketing são alguns dos exemplos da lista de ações necessárias para fazer dar certo. Além deles, outro aspecto, às vezes deixado em último plano, precisa ser considerado: o local onde a empresa vai ser instalada.

Escolher a sede da empresa vai muito além de estrutura física; envolve também acesso ao mercado, oportunidade de interação com empresas de interesse, possibilidade  de expansão, entre outros fatores relevantes. Uma decisão acertada pode favorecer o desenvolvimento da equipe, além de evitar preocupações e gastos com mudanças no futuro. “A troca de sede ou a abertura de filiais pode ser um movimento estratégico para uma empresa, mas muitas vezes reflete mais uma necessidade que acaba gerando custos e todos os desafios relacionados à adaptação dos colaboradores e dos clientes ao novo espaço”, destaca Felipe Didoné, Diretor do Corporate Park, espaço corporativo em Florianópolis (SC) destinado a empresas de tecnologia.

Para quem atua no setor de tecnologia, a escolha precisa ser ainda mais estratégica. “Empresas de tecnologia e inovação demandam estruturas especializadas, além de fomentarem um ambiente de interação entre os profissionais, que acabam trocando conhecimento e experiências no próprio ambiente de trabalho”, explica Felipe.

Como escolher o local ideal

Se seu negócio está em fase de implantação ou precisa mudar de sede, alguns fatores podem ser essenciais para que a definição do local de instalação colabore para o crescimento da empresa a curto, médio e longo prazos:

1 – Estrutura adequada às operações

Hoje em dia, contar com redes de internet no ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento de empresas em qualquer mercado. Para quem atua com tecnologia, uma estrutura completa em conexão interfere diretamente na qualidade do serviço prestado, por isso, é importante avaliar se o local escolhido é capaz de oferecer as ferramentas necessárias para que sua empresa funcione satisfatoriamente. Inovações como fibra ótica e possibilidade de instalação de rede são alguns dos fatores que agregam diferencial à localidade escolhida.

2 – Espaços para os colaboradores

Empreendedores devem reconhecer o valor de seus colaboradores para o desempenho da empresa no mercado. Para tornar o dia a dia da equipe melhor e aumentar sua produtividade, investir em espaços que gerem qualidade de vida e bem-estar deve constar como prioridade nas suas ações. Opte por um lugar que os deixe à vontade tanto no horário de trabalho quanto fora dele, além de considerar o deslocamento e as opções disponíveis de comércio e transporte na região da sede.

3 – Ambiente de integração e troca de conhecimentos

Inovação exige compartilhamento e trocas constantes de experiências, e o espaço em que se trabalha é um dos motivadores para que isso aconteça. O local em que sua empresa está deve incentivar o contato tanto com outras equipes quanto com empresas semelhantes à sua. Assim, a integração passa a ser um dos elementos de crescimento conjunto e fomento a um ecossistema forte e diversificado.

4 – Possibilidade de expansão

Toda empresa nasce com a perspectiva de crescer dentro do seu mercado, e a estrutura física deve considerar essa possibilidade. Para evitar mudanças no futuro, um fator importante a se considerar é a chance de ocupar novas áreas em caso de aumento da equipe e necessidade de novas instalações. Uma dica é procurar por empreendimentos consolidados que ofereçam espaços grandes e com possibilidade de alterações, como modulações ou mesmo relacionamento aberto a mudanças.

5 – Localização estratégica

A escolha de uma localização para sediar uma empresa deve ser resultado de fatores que ligam a região com a segmentação do mercado pretendido: a facilidade de se chegar ao local, sua proximidade com outros centros, a segurança oferecida pelo espaço, vagas para estacionamento e acessibilidade para quem se locomove de ônibus. Estes itens são essenciais ao pensar na escolha de um local para sua empresa.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.