5 maneiras de ajustar o orçamento e driblar a crise

O primeiro semestre deste ano já mostrou a que veio. As recentes políticas de ajuste fiscal promovidas pelo Governo, junto a uma queda dos níveis de emprego, principalmente em setores sensíveis como a construção civil, apontam para um desaquecimento da economia. Confira a seguir 5 dicas da Serasa Experian, compiladas pelo portal Empreendedor, que podem ajudar a enfrentar estes tempos difíceis.

1 – Um bom planejamento do orçamento familiar ajuda a combater gastos desnecessários. Elabore uma planilha de gastos domésticos e compartilhe com todos os detalhes da situação financeira. A conscientização da família e o apoio a medidas de contenção são fundamentais para superar dificuldades.

2 – Corte os gastos com produtos supérfluos, sem que isso signifique prejuízos para o equilíbrio do consumo doméstico. Centralize os gastos no que for estritamente essencial.

3 – Evite a todo o custo financiamentos com parcelas longas. Os juros altos encurtam o caminho para a inadimplência. Controle os gastos com cartão de crédito e pague a fatura integralmente, evitando o crédito rotativo.

4 – O cheque especial deve estar fora dos seus planos, especialmente como complemento de salário. O crédito consignado pode ser uma boa alternativa de empréstimo pessoal, com taxas de juros mais compatíveis. Aproveite as promoções da semana para comprar produtos de primeira necessidade substitua produtos caros por similares mais baratos.

5 – Com o aumento das taxas de luz e água, é preciso desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso. Reaproveite a água para serviços de limpeza. Para combater o endividamento, renegocie com credores e proponha maneiras mais justas de pagamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn