8 passos para o sucesso de franquias e marcas emergentes

Muitos empreendedores ao desenvolverem suas ideias, começam a chamar a atenção de pessoas interessadas em investir em suas marcas e por isso, procuram o sistema de franquias para potencializar crescimento, ganhar escala e relevância.

Porém para ingressar no sistema, mais importante do que sonhar com a sua marca em cada esquina da sua cidade, estado, ou país, é importante saber exatamente no que consiste o sistema de franquias, no entendimento do seu modelo, e nos investimentos que serão necessários para formatar o negócio e entrar no “jogo” de maneira responsável.

Responsabilidade é um termo que deve ser amplamente explorado, pois o franqueador deve saber que estará lidando com pessoas, das mais diversas origens e mais diversas expectativas.

Porém, ainda sim, o sistema oferece oportunidades que podem ser aproveitadas.

Quando se tem a missão de crescer com um orçamento limitado, os franqueadores emergentes devem lidar também com o novo momento econômico mundial, as novas tendências de consumo e os desafios do mercado em constante transformação. Ou seja, devem matar vários leões por dia.

E por isso, a máxima de que “o seu sucesso não é baseado na sua capacidade de mudar, mas na sua capacidade de mudar mais rápido que seus concorrentes, clientes e negócios”, torna-se ainda mais relevante quando se está à frente de um conceito e modelo de negócio emergente.

Nesse contexto, cultivar a criatividade, potencializar talentos e gerenciar custos deve ser o mantra. E as unidades e seus franqueados devem ser parte importante desse processo. São eles que podem ter as informações chave para criar os diferenciais e colocar a marca em um patamar superior.

Passo a passo para ser mais do que uma Startup com budget limitado:

1) O primeiro passo é ter a consciência de que será necessário investimento na estruturação da franqueadora, da base que irá suportar as unidades que virão.

2) Saiba estabelecer royalties que permitam que as unidades tenham lucro.

3) Tenha consciência de que manter um sistema sustentável requer investimento de tempo, energia e dinheiro.

4) Forneça suporte operacional, treinamento, marketing, conhecimento, sistema e todos os outros aspectos que vão permitir que as unidades consigam dar os primeiros passos e se sustentarem ao longo do tempo. Isso se torna ainda mais necessário e crítico com os primeiros franqueados que apostaram na sua marca.

5) Considere ter unidades próprias que possam evidenciar o sucesso da marca e do conceito.

6) Foco no crescimento sustentável: refine o modelo por meio de manuais operacionais, materiais de treinamento, sistemas, e principalmente entenda que o crescimento está intimamente ligado aos resultados das unidades.

7) Minimize os custos e aumente a eficiência por meio da terceirização e estabelecimento de parcerias, por exemplo.

8) Sempre faça mais com menos, estabeleça conselhos de franqueados, use as mídias digitais, enfatize sua proposta de valor e os benefícios de ser uma marca emergente.

Esses são apenas alguns dos passos e das dicas que podem ser seguidas para migrar de maneira mais fácil de um modelo de startup para uma rede de sucesso, os desafios são grandes, e o principal no estágio inicial é a sobrevivência. Para isso, saiba que você deve crescer na velocidade e na medida que a sua estrutura suporta. Esteja preparado e abra seu caminho no mercado, seja resiliente, se mantenha no comando e saiba que essa transição não acontecerá de um dia para o outro.

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