9 soluções em nuvem que são essenciais para empreendedores

Empreender definitivamente não é uma tarefa simples. Para garantir a sustentabilidade do empreendimento, além de entender bem do próprio negócio e do mercado de atuação, é preciso também adotar uma série de procedimentos administrativos e financeiros. A questão mais desafiadora, no entanto, é que a medida que o negócio cresce, muitas vezes torna-se inviável realizar esse tipo de controle por meio de planilhas e livro de notas.

Para lidar com estes processos internos de forma mais intuitiva e prática, as soluções proporcionadas pela tecnologia de nuvem são importantes aliadas do pequeno e médio empreendedor. “O sistema de gestão em nuvem dispõe informações cada vez mais detalhadas. Empresas que procuram utilizar esta tecnologia costumam economizar e evitar gastos maiores com técnicos de TI, softwares com licenças caras e manutenções preventivas” destaca Tiago Rosa, diretor e fundador da SIGE Cloud, empresa especializada em sistema de gestão em nuvem.

Para auxiliar quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens dos sistemas de gestão online, Tiago Rosa destaca nove soluções em nuvem que são essenciais para a sustentabilidade do negócio e refletem positivamente na organização. Confira:

1. Gestão de fluxo de caixa
A gestão de fluxo de caixa é um dos itens mais importantes dentro de um empreendimento. Com a opção de ter um sistema de gestão feito na nuvem, os empreendedores passam a ter mais segurança na hora de possuir as informações necessárias do que entra e o que sai dentro dos investimentos.
As funções dentro deste sistema vão desde fornecer os valores com base nos lançamentos financeiros até o controle e previsão de saldo para cada dia e mês de forma personalizada.

2. Emissão de boletos
A maioria dos empreendedores possui o desafio de evitar inadimplências por parte de seus clientes. Por isso, a opção de emissão de cobrança via boleto bancário vem se tornando muito popular por facilitar o pagamento. Com a nuvem, há diversos softwares que automatizam o procedimento de cobranças dentro do sistema, integrando as informações diretamente ao fluxo de caixa. Com a opção de emitir um boleto bancário, além de facilitar a vida dos consumidores, ela também pode fornecer benefícios aos empreendedores na hora de gerir as informações de cobrança e registros.

3. Venda em lojas físicas com Nota Fiscal Eletrônica
Quem imagina que o sistema em nuvem só é eficiente e útil para quem possui e-commerce e negócios, está enganado. Com o sistema de gestão em nuvem é possível realizar vendas em lojas física e emitir Cupons Fiscais Eletrônicos (NFC-e), que são enviadas direto para o e-mail dos consumidores. Além da praticidade, o serviço dispensa gastos como a compra de impressoras fiscais e pagamentos de mensalidades dos equipamentos. Além disso, a tecnologia permite que o empreendedor amplie as suas possibilidades de vendas. O que antes só era possível dentro do espaço físico da sua loja, hoje é possível realizar vendas por meio de tablets ou smartphones.

4. Gestão de Relacionamento com o Cliente
A sigla em inglês é CRM (Customer Relationship Manager) que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente e é cada vez mais importante para os empreendedores. Com o CRM é possível identificar o perfil e as necessidades de cada cliente, ampliando a possibilidade de manter um bom relacionamento com cada um deles.
Dentro da tecnologia de nuvem é possível manter o controle sobre as informações dos clientes e geração de históricos de interações com os mesmos. O banco de dados permite que se acompanhe a evolução das oportunidades, desde seu início até a concretização do negócio.

5. Segurança das Informações
A segurança da informação é um dos itens mais essenciais. Afinal, nenhum empreendedor gostaria de ter informações de sua empresa vazadas. Uma das precauções vem de dentro do próprio empreendimento, começando com os colaboradores. O colaborador é o profissional interno que, além de responsável por manter a imagem da empresa, irá contribuir para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é de suma importância que haja um controle de informações a qual ele está encarregado. Para que não haja nenhum problema interno com os dados, é possível encontrar serviços de nuvem que permitem o controle de acesso personalizado de acordo com a função do funcionário e até mesmo restringir os horários de acesso conforme for seu respectivo horário de expediente.

6. Catálogo online que pode ser enviado por e-mail
A comodidade proporcionada ao cliente pode ser um dos grandes diferenciais de uma empresa. Por isso, há funções dentro do sistema de nuvem que podem auxiliar muito na hora de conquistar o público-alvo. Uma destas funções é a opção de apresentar seus produtos via e-mail e permitir que os clientes façam o pedido online sem nenhum custo adicional. Hoje existem sistemas que oferecem catálogos de produtos de maneira simples, bem clara e organizada, o que pode transmitir uma imagem de organização e profissionalismo além da praticidade.

7. Cotações online
Gerar orçamentos e solicitar cotações de preços via internet é outro item que proporciona comodidade não só aos clientes, como também a si e seus fornecedores. Atualmente é possível criar cotações e enviar para o e-mail dos fornecedores que, por sua vez, podem preencher os custos da sua solicitação de compra através de um formulário online. A tecnologia em nuvem também permite que se deixe registrado os históricos de compra e até mesmo comparações de preço entre as opções solicitadas, auxiliando da melhor forma o empreendedor a escolher as opções mais rentáveis para sua empresa.

8. Gestão de Estoque Completo
Dentro de uma empresa é necessário ter uma organização bem clara dos produtos em estoque para não ter nenhum contratempo indesejado. Para isso, existem soluções dentro da nuvem que permitem realizar um planejamento pleno e de acordo com as necessidades da empresa. Relatórios personalizados e detalhados são essenciais para que não haja nenhum imprevisto. As ferramentas para controle de estoque trazem aos clientes instrumentos que auxiliam a estabelecer políticas de estocagem eficientes e práticas.

9. Custo-benefício
Atentos à realidade da limitação de recursos das Pequenas e Médias Empresas, os serviços de gestão empresarial em nuvem atualmente estão acessíveis a quase todos os tamanhos de negócios, existem planos a partir R$39.90 mensais. Além disso, é importante levar em consideração que com esta tecnologia é possível reduzir custos operacionais, gastos com TI e gastos com energia. Além de poder contar com o aumento significativo de produtividade que a empresa terá.

Facebook
Twitter
LinkedIn