A manobra para o sucesso

Renato Saraiva conta ao Eu, Empreendedor, que ser chamado de louco foi essencial para sua vida, porque são os loucos que fazem coisas extraordinárias.

Cresci em Vigário Geral (RJ) e encontrei no serviço militar a única oportunidade de melhorar de vida. Estudei e me dediquei às provas teóricas do concurso. Os avaliadores ficaram comovidos com a minha dedicação e resolveram me aprovar.

Prestei serviço militar, me formei em Direito, fui servidor público para, então, me tornar empreendedor aos 40 anos. Em 2009, entendi que era o momento de ajudar outras pessoas que tinham o sonho de ter uma carreira pública. Vendi meu carro, juntei todas as economias – incluindo o dinheiro dos livros que escrevi na área jurídica – e consegui juntar um total de R$ 1 milhão para investir no Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), em Recife.

Aluguei uma casa e comecei a dar aulas presenciais. No entanto, o negócio não teve o sucesso esperado e quase fui à falência. Foi neste momento que resolvi apostar em uma manobra ousada: trocar as aulas presenciais pelo ensino online. Migrei para o EAD e contratei professores de outros estados. E a estratégia funcionou. O negócio começou a se expandir e o curso online ficou conhecido pelo método motivador e eficaz para gabaritar um certame.

O CERS nasceu focado na preparação de candidatos para vagas públicas e, hoje, temos outros dois grandes modelos de negócios relacionados à educação a distância: o CERS Centro de Estudos, que oferece infraestrutura de estudo aos nossos alunos, e a pós-graduação – com cursos de especialização em diversas frentes do Direito.

O CERS já formou mais de 550 mil alunos em todo o Brasil e atualmente soma 27 estúdios próprios nas principais cidades brasileiras para a produção de suas aulas. Além disso, desde a fundação da rede, já produzimos mais de 3 mil cursos online. Neste ano, inaugurei o escritório boutique Micheline Saraiva & Renato Saraiva Sociedade de Advogados, na Vila Madalena, em São Paulo (SP), para oferecer assessoria jurídica nas áreas trabalhista, empresarial e tributária.

Facebook
Twitter
LinkedIn