Academia adapta cardápio ao gosto de franqueados e alunos

Redação 06/12/2016
Redação 06/12/2016

Mesmo com a economia instável, a rede mineira de academias Alta Energia chegou a abrir oito franquias ao longo de 2015 e mantém previsão de crescimento de 33% para este ano. O sucesso da marca se dá ao posicionamento intitulado “Alta Energia – É do Seu Jeito”, um conceito que visa traduzir, ao pé da letra, que a rede se adapta ao jeito de cada um, seja ele franqueado ou aluno. Este diferencial, segundo a direção da organização, assegura a Alta Energia Fit como uma segura opção de investimento em franquia.

Trabalhando sob o lema “Do Seu Jeito”, a rede é a única que possui um cardápio de três distintos tipos de franquia (com valores diferenciados a partir de R$300 mil). O franqueado escolhe o formato que melhor se adéqua ao seu perfil e investimento.

Ainda sob o lema “Do Seu Jeito”, a rede também oferece opções ao cliente final (alunos) dando a liberdade de escolha de pagar somente o que for efetivamente fazer. Com mensalidades a partir de preços acessíveis, os clientes escolhem as modalidades e os horários que desejam treinar.

Weymar Teixeira, diretor de franquias da rede de academias Alta Energia, afirma que, em um cenário de instabilidade econômica, apostar em franquias é a melhor opção para quem deseja ter o próprio negócio. “Por pensar e andar na mesma direção, com um plano de negócios já formatado e consolidado, as franquias têm mais chances de serem bem-sucedidas do que negócios inéditos. Marca sólida, know-how, rapidez no desenvolvimento e implantação do negócio, são algumas das razões pelas quais a franquia é um negócio mais seguro. Normalmente o investimento é menor e os resultados são melhores e mais rápidos”.

O setor de franquias vem se desenvolvendo a passos largos, chegando a crescer 7,7% só em 2014. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, no ano passado, o rendimento aumentou 9 bilhões em relação a 2013, atingindo a marca de R$ 127 bilhões.

Franquia fitness em alta no mercado

De acordo com a ABF, o setor de esportes, saúde e beleza ocupa a 3ª posição no ranking de melhores resultados em franquias no Brasil com faturamento total na casa dos R$ 23 bilhões somente este ano, o que transforma o negócio em um ótimo investimento.

De acordo com a ACAD – Associação Brasileira de Academias, atualmente são mais de 30 mil academias e cerca de 7,6 milhões de alunos espalhados pelo Brasil, o que rendeu um faturamento de aproximadamente R$ 2,5 bilhões em 2014. “O interesse por saúde e qualidade de vida tem aumentado muito entre os brasileiros, o que faz com que o mercado fitness cresça gradativamente. Somos o segundo país com maior número de academias no mundo, perdendo apenas para os EUA. Esta segmentação tem grande potencial para quem deseja investir”, conta Weymar.

A rede Alta Energia

Com investimento inicial de US$ 15 mil, foi inaugurada, há 23 anos a primeira unidade da Alta Energia. Atualmente avaliada em US$ 15 milhões, a rede está presente nas regiões Sudeste, Sul e Norte do país, com 21 unidades em funcionamento e mais oito a serem inauguradas, totalizando 30 somente em 2015.

Há cerca de cinco anos, a empresa optou pela expansão por meio de franquias e a expectativa para 2016 é chegar a 50 unidades, sendo 24 em Minas Gerais. Até o final de 2017 são aguardadas 80 franquias. A rede dispõe de três modelos de franquias: Alta Energia Fit, 30’Extreme Fit e Studio Alta Energia.

Os investimentos são a partir de R$ 300 mil e chegam a R$ 3 milhões. O tempo de retorno depende de alguns fatores, com variável de 24 a 48 meses. A área mínima para instalação de uma unidade é de 250m² e os royalties aplicados são de 6%.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.