Ações da Xstrata recuam 8% após final das negociações com a Vale

As ações da Xstrata operam em baixa superior a 8% na bolsa de Londres nesta quarta-feira (26) após a Vale enviar comunicado no qual as duas mineradoras encerraram as negociações de uma possível fusão.

Assim como a Vale, o grupo anglo-suíço confirmou na noite da última terça-feira que as conversações para sua venda terminaram depois que os dois lados não chegaram a um acordo mútuo.

De acordo com o CEO da Xstrata, Mick Davis, "embora a Vale e a Xstrata continuem a acreditar que a combinação das duas companhias poderia representar um valor significativo a seus acionistas, nós não fomos capazes de alcançar um acordo".

Quando tudo começou

Em 21 de janeiro, a Vale confirmou as negociações para aquisição da Xstrata, que se bem sucedida daria origem à maior companhia de mineração no mundo.

Inicialmente, a brasileira havia oferecido cerca de US$ 76 bilhões, rejeitados pela Xstrata por ter sido considerado pouco. Entretanto, após o reajuste de 65% a 71% aplicado no minério de ferro junto a siderúrgicas, a Vale pôde elevar sua oferta, gerando um otimismo no mercado acerca da conclusão da compra.

Ao final de fevereiro, na teleconferência dos resultados da Vale, Agnelli admitiu que as negociações estavam "no limite", dependendo da posição da Glencore. No mesmo dia, surgiram rumores no mercado sinalizando que os acionistas da Xstrata viam com "clara chance" a conclusão bem sucedida do negócio.

Já em meados de março, o periódico britânico Times declarou que a queda acumulada pelos papéis da empresa brasileira desde o início das conversas atrapalhava a efetivação da compra da Xstrata.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn