Agências de viagem terão seguro para ressarcimento a clientes

Um acordo feito entre a Abav-SP (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), a ACE Seguradora e a corretora Interface irá possibilitar que as agências de turismo contratem um seguro para os casos em que tenham de indenizar um cliente pela prestação de serviço inadequado.

Segundo a associação, com a proteção, as agências de viagem recebem o valor do seguro, caso sejam condenadas a ressarcir um cliente. "O turista que se sente prejudicado pelo hotel em que ficou hospedado pode processar não somente o hotel, mas também a agência em que comprou o pacote que inclui hospedagem", explica o diretor da Interface, Mário Gasparini.

"Este é um setor em que o usuário tem altas expectativas em relação ao serviço prestado. As pessoas costumam esperar um serviço perfeito, especialmente em casos mais sensíveis, como uma viagem de lua-de-mel", completa. Segundo a Abav-SP, o seguro não terá custo aos consumidores.

Sem ônus para empresa
O seguro, de responsabilidade civil, cobre as despesas das agências com essas possíveis demandas relacionadas a clientes que tiveram problemas em suas viagens. Caso uma empresa segurada seja responsabilizada, o ônus será absorvido pela apólice.

"Ele (seguro) oferece cobertura para danos materiais, corporais e morais ligados aos serviços contratados no pacote comprado pelo turista", explica o executivo da Ace, Roberto Uhl.

As agências filiadas à Abav-SP terão condições especiais de acesso ao seguro. Segundo o presidente da entidade, Edmar Bull, há 11 mil agências de viagens no país, que movimentam R$ 50 bilhões por ano. Bull também espera que o seguro mostre quais os tipos de sinistros mais comuns na indústria.

Crescimento setor
O crescimento do turismo no Brasil também causa aumento no número de ocorrências de prestação inadequada de serviços, que incluem hotelaria, acidentes e danos transcorridos durante viagens de turismo e que possam ser de responsabilidade das empresas envolvidas no pacote.

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