Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Agroconsult vê safra recorde de soja no Brasil em 10/11

redacao 27/01/2011
redacao 27/01/2011

A safra de soja do Brasil em 2010/11 deverá atingir um recorde de 70,3 milhões de toneladas, ante previsão do mês anterior de 68,4 milhões de toneladas, informou nesta quinta-feira a Agroconsult.

O crescimento da produção da soja se deve ao aumento de área para um recorde de cerca de 24 milhões de hectares de área cultivada com a oleaginosa, contra 23,5 milhões de hectares do ciclo anterior. Além disso, a Agroconsult espera produtividade recorde.

"A safra está boa de ponta a ponta", disse o diretor da Agroconsult André Pessôa à Reuters antes do início da entrevista. Ele acrescentou que o clima está favorável ao desenvolvimento das lavouras, contrariando previsão inicial de que a seca provocada pelo La Niña pudesse provocar perdas.

Na safra passada, o Brasil produziu 69 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa da Agroconsult.

A nova previsão foi feita antes do início do chamado Rally da Safra, expedição técnica pelas áreas produtoras organizaa pela Agroconsult que deverá levantar no campo o tamanho da safra brasileira.

As várias equipes da expedição, que começará em 31 de janeiro, deverão percorrer 55 mil quilômetros no Brasil até 27 de março. Elas deverão colher cerca de 1.300 amostras nas lavouras com o objetivo de realizar o levantamento.

A safra de milho de verão da atual temporada foi estimada em 32,6 milhões de toneladas, segundo comunicado antes da entrevista coletiva. Em dezembro, a consultoria havia estimado a produção de primeira safra em 32,05 milhões de toneladas.

A safra total de grãos 2010/11 foi estimada em 154,27 milhões de toneladas, um recorde que representa um crescimento de 3,7 por cento em relação à temporada anterior.
 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.