Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Agulha no palheiro

redacao 30/01/2012
redacao 30/01/2012

30|01|2012

Chegou a hora de planejar 2012. Investimentos, estoques, despesas fixas, remanejamento, contratação e treinamento de equipe. De todas as tarefas em vista, a gestão de pessoas é, sem dúvida, a mais difícil para qualquer empresa na conjuntura atual, em que falta mão de obra qualificada e, ainda assim, os salários aumentam cerca de 40% acima da inflação.

Apesar do cenário não estar favorável para nenhum setor, o processo é ainda mais complicado para o varejo. Como encontrar alguém que queira investir na carreira varejista? As oportunidades, apesar de pouco divulgadas, são promissoras. É possível partir de estoquista e chegar à gerência de expansão ou mesmo diretoria de marketing, passando por caixa, vendedor, supervisor de área, gerente de loja e gerente administrativo.

As barreiras, para esta ou outra profissão, entretanto, são inúmeras, mas, via de regra, estão relacionadas à educação, com a falta do ensino de base, que é o fator primário para qualquer desenvolvimento, seja ele pessoal, social, cultural ou profissional.

Com este cenário, por hora, nada promissor, a válvula de escape está em desenvolver, mais do que depressa, um departamento de recursos humanos para construir competências dentro de casa, dentro de um sistema de meritocracia.

Um RH eficiente, que estabeleça claramente os objetivos da empresa, suas expectativas em relação ao profissional, proporcionando-lhe um clima de trabalho agradável, plano de carreira, rapidez para a tomada de decisão e agilidade para se adaptar às mudanças –e neste aspecto o varejo é bastante sensível e consegue desempenhar bem– , é tudo o que deve ser pensado desde já, para constar nos planos do próximo ano das companhias.

Angelina Stockler é graduada em administração de empresas e biologia, com especialização em administração rural em UC Davis-Califórnia e MBA em gestão de franquias pela FIA/USP. Possui 20 anos de experiência nas áreas de marketing estratégico e é sócia-diretora da ba}Stockler consultoria especializada em varejo.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.