Alagoas promove inovação no cultivo do inhame

Seminário e festival apresentam programas e técnicas de apoio aos produtores

Apresentar aos agricultores familiares produtores de inhame inovações do segmento e sensibilizá-los para a importância da certificação orgânica. Esta é a finalidade da 6º edição do Seminário Regional da Cultura do Inhame e 7º Festival do Inhame do Vale do Paraíba, em Chã Preta (AL).

O seminário irá abordar questões relativas ao manejo agroecológico da cultura do inhame e fará conexão entre o agricultor e as novas tecnologias de manejo sustentável para aumento da produtividade. A programação contará com palestras sobre os principais avanços e desafios neste segmento agrícola.

Após o seminário, será realizada a abertura do 7º Festival do Inhame do Vale do Paraíba. Durante o festival, serão expostos projetos de pesquisa, de assistência técnica e extensão rural realizados na região e haverá apresentação de programas governamentais como o Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo Manoel Ramalho, gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Inhame no Vale do Paraíba pelo Sebrae em Alagoas, os eventos irão contribuir para o desenvolvimento sustentável das 150 famílias envolvidas. “Essas famílias vendiam só em pequenas feiras. Com auxílio do Sebrae e parceiros, conseguiram se organizar para fornecer seus produtos a prefeituras e à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, diz Manoel Ramalho.

A 6º edição do Seminário Regional da Cultura do Inhame e 7º Festival do Inhame do Vale do Paraíba acontecem nesta sexta-feira (21), no Ginásio Poliesportivo de Chã Preta.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn