Ano novo, novas lentes para os negócios

01|02|2012

O início de todo novo ano nos motiva a buscar mudanças e refletir sobre tudo o que deixamos de fazer no ano que passou. No mundo dos negócios não é diferente.

E nesse mundo corporativo globalizado e frenético que estamos vivendo as reflexões nos levam a pontos bastante interessantes e nos fazem perceber que nada mais se faz sozinho, que a co-criação é uma realidade e que cada vez mais temos que oferecer experiências únicas aos nossos clientes.

Sendo assim é imperativo enxergar seu negócio de forma diferente nesse novo ano. Para isso que tal utilizar lentes diferentes para lhe ajudar?

É isso mesmo, embora não tenham nada a ver com correção da miopia, hipermetropia ou a famosa presbiopia (vista cansada), essas lentes se adaptam muito bem nos usuários que queiram enxergar novos cenários para a atuação de seus negócios.

E, para isso, experimente iniciar usando a primeira lente, a lente para Desafiar as Ortodoxias. Isso mesmo! Você como empreendedor inovador deve cada vez mais trazer os dogmas à tona e questionar pontos como, por exemplo, se o seu preço de venda é a variável mais importante para sua área comercial. Buscar não se contentar com o que está aí, mesmo que reconhecidamente bom, e ir aos extremos buscando melhorar seu desempenho, seu produto ou seu serviço de forma incansável e por fim, esquecer o “ou” desnecessário aos clientes, procurando o “e” que vai encantá-los e atendê-los no que tangem as suas necessidades. Que o diga a indústria automobilística com os novos entrantes oferecendo seus carros a um super preço com direção hidráulica, rodas, trio elétrico, banco de couro e ar condicionado… Entenderam?

Depois coloque a segunda lente, a lente para Aproveitar Descontinuidades, ou seja, exercite seu olhar para mirar onde ninguém procura e analisar sutis pontos que seus concorrentes desprezam. Busque dessa forma aguçar o entendimento se seu setor pode sofrer mudanças com alguma tendência que começa a despontar e dessa forma se preparar e sair na frente, potencializando novas oportunidades.

Agora faça uma troca e se adapte a terceira lente, a lente para Alavancar Competências, que ajudará você a enxergar sua empresa como um grande reservatório de competências e ativos estratégicos, que uma vez identificados e bem combinados podem gerar uma mistura bombástica, fazendo sua empresa bombar, literalmente.

Por fim, utilize a quarta lente, a lente para Identificar Necessidades Desarticuladas, ou melhor, a lente dos inovadores que conseguem mostrar aos clientes produtos e serviços que nem eles sabiam que precisavam – essa é uma lente fundamental, que pode fazer toda a diferença quando se fala em sair na frente para ganhar novos mercados e obter lucros fantásticos.

 

É isso aí pessoal, como em todos os anos, o crescimento de seu negócio depende muito da sua visão e com certeza essas lentes podem ajudá-lo a enxergar mais longe.

Carlos Lamberti Júnior é engenheiro civil pela FAAP-SP, pós-graduado em Engenharia Econômica pela UNISANTA-SP, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV-RJ e pós-graduado em Gerenciamento de Habitat de Inovação pela FIA-SP, professor universitário, com experiências internacionais nas áreas de empreendedorismo e inovação nos EUA, Europa e Israel, sócio da Jointech Serviços e consultor da Great Group (www.greatgroup.com.br).

Facebook
Twitter
LinkedIn