Aplicativo para mesa digital será lançado na maior feira educacional da América Latina

São Paulo sedia, de 18 a 21 de maio, a Bett Brasil Educar, principal evento educacional do Brasil, que reunirá profissionais da educação, gestores e a comunidade em geral para conhecer soluções e experiências que melhoram a qualidade da educação e, consequentemente, a prática social. Além de um congresso, a Bett também conta com uma feira gratuita, onde a Playmove, de Blumenau (SC), que criou o PlayTable, primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, lançará 11 aplicativos. “Desde o desenvolvimento da ferramenta, tínhamos como meta o impacto social, por meio da educação. Acreditamos na tecnologia ludopedagógica como um instrumento poderoso para favorecer o engajamento das crianças em sala de aula, elevar a qualidade do ensino e ainda qualificar a educação inclusiva”, conta o diretor executivo da Playmove, Marlon Souza.

Lançada em 2014, a mesa digital já está presente em mais de 550 escolas públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil, beneficiando mais de 200 mil crianças. Neste ano ano, a Playmove retorna à Bett apresentando novos aplicativos para a PlayTable, desenvolvidos no próprio estúdio ou por meio do programa de parcerias com outros estúdios de jogos. Segundo o especialista em ludopedagogia da Playmove, Cristiano Sieves, a aposta está em conciliar diversão e aprendizado. “Por usar uma linguagem universal, que é a brincadeira, a PlayTable é acessível também a crianças com deficiência. Os conteúdos são cuidadosamente selecionados por uma equipe multidisciplinar de especialistas em diversas áreas do conhecimento”, conta.

Novos jogos

Entre os novos jogos que serão disponibilizados para a mesa, que já conta com 13 aplicativos, está o TriTri, jogo de tabuleiro digital que utiliza um  sistema de identificação de cores para daltônicos, chamado Color ADD®. A solução foi desenvolvida em parceria com o estúdio Ardozia, de Portugal, que também criou o Mul Ti Pli, que potencializa o desenvolvimento do pensamento lógico e exercita os conhecimentos básicos de multiplicação. Outra novidade é o conjunto de três jogos da série Mistério dos Sonhos, criado pela estúdio brasileiro Xmile, que traz desafios para os três anos do ensino fundamental. Entre os demais lançamentos, está o aplicativo Brinquemática – Aventura Pirata, que promove a cooperação em sala de aula, por meio de um divertido desafio de matemática.

Além de impulsionar a inovação nos processo de aprendizagem, os novos jogos da PlayTable também são instrumentos pedagógicos para o docentes, pois permitem o registro da evolução de cada estudante. O aplicativo Central de Atividades, voltado à educação infantil,  é destinado ao desenvolvimento da coordenação motora e cognição, mas também permite que os professores criem suas próprias bibliotecas de exercícios personalizados.

Aprendizagem e comportamento

Depois de adquirir uma PlayTable na Bett 2015, a diretora pedagógica do colégio PENSI (Ponto de Ensino), Cristiane Forny, retorna ao evento e relata que o uso da mesa impactou não só na qualidade da aprendizagem, mas também no comportamento dos alunos. “Eles estão visivelmente mais interessados, seguros e tranquilos diante do desafios propostos em sala de aula. Já nos casos da educação inclusiva, percebemos que os estudantes estão mais felizes por poderem interagir com os demais, por meio da ferramenta”, observa.

A PlayTable é utilizada por 60 alunos do Pré I e Pré II, na unidade Freguesia II, na cidade do Rio de Janeiro, uma das 17 unidades da PENSI. O recurso é aplicado como forma de fixação de conteúdos lançados em sala de aula e como mais um recurso de  estímulo e detecção de possíveis problemas de aprendizagem. A mesa digital é utilizada nas aulas de Informática Educativa e Língua Inglesa, além de apoiar a inclusão de seis crianças com deficiência (autismo, Sindrome de Down, TDAH, entre outros).

Sobre a Playmove

Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia da PlayTable e a linguagem lúdica dos jogos e aplicativos é um grande diferencial para o trabalho pedagógico específico com crianças com deficiência.

SERVIÇO

Bett Brasil Educar 2016 – http://www.bettbrasileducar.com.br/

Data: 18 a 21 de maio

Horários:

Quarta (18/5/2016): das 9h às 19h30

Quinta (19/5), Sexta (20/5) e Sábado (21/5): das 09:00 às 19:00

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo)

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP – www.saopauloexpo.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn