Após o Natal, 39 mil profissionais temporários foram efetivados

Após as festas de final de ano, 39 mil profissionais foram efetivados, o que corresponde a 28% dos 140 mil temporários contratados para o Natal, segundo um estudo realizado pela Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Tercerizáveis e de Trabalho Temporário).

Na análise entre os segmentos do comércio, os dados indicam que as lojas de rua foram as que mais contrataram, sendo responsáveis por 32% das efetivações. Em seguida, aparecem as lojas de departamento (30%), shopping centers (28%) e supermercados, com 22%.

“Após uma boa experiência como temporário, é natural que o trabalhador seja convidado a permanecer na empresa como efetivo. É a chance que ele tem de mostrar o seu melhor e ser reconhecido”, declara a diretora de Comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves.

Regiões
Na análise das regiões, o Sudeste se destaca, já que respondeu por 20.070 contratações. Somente no estado de São Paulo, foram efetivados 11.882 profissionais temporários.

Em seguida, aparece o Nordeste, com 7.664 pessoas efetivadas, enquanto o Sul contabiliza 7.056 efetivações. No Centro-Oeste e Norte as contratações somam 2.501 e 1.886, respectivamente.

Impulsionadores
O presidente da Associação, Vander Morales, explica que o aumento da renda do consumidor e a facilidade de acesso ao crédito impulsionaram o comércio e consequentemente as contratações temporárias para esta época do ano, tradicionalmente marcada pelo crescimento do consumo graças ao pagamento do 13ºsalário.

Para Morales, o resultado é satisfatório e reflete o bom momento vivido pelo país. “De 2009 para 2010 tivemos uma variação positiva de 12% no número total de contratações. O número crescente demonstra que o setor contribui de maneira significativa para a entrada de pessoas no mercado de trabalho formal”, finaliza.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn