Startup cria aplicativo para profissionais se apresentarem por vídeo e participarem de processos seletivos

Aplicativo para recrutar candidatos da empresa Apponte

Cada vez mais departamentos de RH de empresas e consultorias de recrutamento têm apostado no uso das tecnologias a favor de seus processos de seleção tendo como meta objetivos como: simplificar suas rotinas, serem mais assertivos na busca por profissionais que tenham aderência com as vagas oferecidas e maior produtividade.

Com o propósito de auxiliar empresas a se conectarem com candidatos que realmente possuem o melhor perfil para suas posições e oportunidades é que surge o Apponte, aplicativo que investiga e cruza afinidades entre empregadores e candidatos por meio de uma base de algoritmos. O sistema é bem parecido com o de apps de relacionamentos, em que o objetivo é dar o “match”.

Na ferramenta, empresas preenchem os atributos dos candidatos que deseja e as especificações da vaga, enquanto o candidato insere informações como: perfil, experiência, pretensão salarial, áreas de interesse e até em que região, cidade e estado gostaria de trabalhar. O sistema cruza as informações e a base mostra o número de pessoas que mais se adequa ao perfil desejado pela companhia, que pode escolher com quem se conectar. Assim que a combinação entre as partes é feita, podem iniciar um diálogo.

O formato proposto pelo Apponte agiliza o método conhecido no mercado como triagem. O próprio aplicativo realiza os filtros precisos e traz para as organizações os melhores perfis correspondentes com as vagas, poupando tempo e custo, já que elimina a necessidade de análise de centenas de currículos e de entrevistas presenciais num primeiro momento, uma vez que os candidatos podem passar por processos seletivos diretamente pelo aplicativo. As empresas ainda podem selecionar os candidatos indicados enviando desafios com respostas em testes de lógica, múltipla escolha, respostas diretas e envio de documentos.

“Com a ajuda do aplicativo, empresas podem ser mais assertivas em suas contratações e, dessa forma, ter redução de custos com um menor número de desligamentos e burocracias que envolvem a rotatividade de trabalhadores”, comenta Marcelo Haegenbeek, diretor-presidente do Apponte.

Diferencial

Não é de hoje que um dos maiores desafios dos profissionais de RH é saber se o profissional que se candidata para uma vaga específica coloca em seu currículo informações que, de fato, correspondem com suas competências, principalmente no que se refere a atributos de personalidade como ser espontâneo, possuir fluidez verbal, ser extrovertido, entre outros. Pensando nisso, o app Apponte desenvolveu um sistema inovador em que os usuários do app podem gravar e disponibilizar vídeos contando um pouco sobre seu perfil, experiências, expectativas e porque deve ser contratado pela companhia. Este vídeo tem um tempo de 90 segundos para gravação.

“Nenhum outro aplicativo no mercado brasileiro possui esta tecnologia, somos pioneiros neste formato em que o candidato se apresenta por vídeo e não apenas por meio de um simples currículo. Acreditamos que este modelo auxiliará muito as empresas que buscam agilizar seus processos de contratação. Além disso, o cruzamento das informações com a base em algorítimos amplia muito o nível de assertividade entre a vaga oferecida e o melhor profissional para ela. O fato de o candidato poder se expressar em um vídeo traz uma certa humanização, e também uma luz, para este setor. Ao iniciar a busca por candidatos, o profissional de RH pode ficar um pouco vulnerável apenas com as informações do currículo. O Apponte dá a ele a chance de conhecer um pouco melhor os interessados pela vaga ao possibilitar o contato visual e o envio de desafios que, além de vídeo, podem ser também respondidos por alguns testes predeterminados”, explica Haegenbeek.

Outro ponto de destaque do aplicativo é que ele estreia com foco em atender estagiários, trainee, menor aprendiz e PCD’s, para depois ampliar os segmentos. O sistema também funciona por geolocalização, permitindo tanto para o empregador buscar candidatos próximos à sua sede quanto para o profissional ter a chance de escolher uma empresa próxima à sua casa ou região de preferência, por exemplo.

O app está disponível para IOS e Android e já tem em sua lista de clientes empresas como Banco Pan, Dafiti e Raízen.

Facebook
Twitter
LinkedIn