Aprendendo a inovar no Startup Summit

Marlon Aseff 12/07/2018
Marlon Aseff 12/07/2018

Uma verdadeira aula de dois empreendedores que deram os primeiros passos quando o ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina começava a se consolidar nacionalmente abriu a sessão plenária do Startup SC Summit, realizado em Florianópolis hoje (12) e amanhã (13). Eric Santos, co-fundador e CEO da Resultados Digitais  e Théo Orosco, CEO e co-fundador da Exact  Sales compartilharam com o público a história de suas empresas e apontaram pontos fundamentais para uma gestão focada em resultados.

Para Eric Santos, que há oito anos criou a RD, uma empresa líder no desenvolvimento de software para automação de marketing,  as empresas devem criar “máquinas de crescimento” que não podem emperrar , e que contemplam áreas relacionadas a Produto, Gestão, Talento, Funding e Empreendedorismo.  Nesse sentido, Santos estabeleceu uma escala para os erros e acertos que sua empresa enfrentou, e ainda enfrenta,  dentro de uma trajetória que passou de 21 clientes prospectados em 2001 para mais de 11 mil, atualmente.  Segundo Eric Santos, é preciso estabelecer um marketing sensibilizador, vendas pró-ativas e relações de longo prazo. “Keep calm & scale up”, resumiu.

Théo Orosco tratou de desmistificar a função do “vendedor enquanto artista”, ou seja, estabelecer uma série de normas e padrões que devem ser seguidos por um equipe para atingir seus objetivos. “Não existe fórmula mágica, mas estratégia adequada, pois a venda não é arte, mas ciência, processo, dedicação”, definiu o CEO da Exact Sales, que em três anos de existência já conta com 1.300 clientes nacionais, 100 funcionários e um faturamento de R$ 17 milhões no período.

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