Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Ares de galeria

redacao 17/07/2012
redacao 17/07/2012

Ao entrar na Top House Exclusive, em Florianópolis, a primeira impressão que se tem é a de estar em uma galeria de arte. Pé-direito alto, iluminação cenográfica e paredes forradas por grandes telas são as principais características do estabelecimento. Fundada em 2005, a loja de móveis e objetos de decoração mudou de endereço e de ares em setembro do ano passado com o objetivo de se alinhar ainda mais ao crescente – e exigente – mercado de luxo. Instalada numa área de 800 metros quadrados dentro do principal complexo de lojas de decoração da cidade, o Shopping Casa & Design, a empresa aposta na seleção criteriosa do mix para continuar crescendo de forma consistente. “Trabalhamos apenas com produtos da melhor procedência, incluindo as principais grifes nacionais e estrangeiras de móveis e sofás”, ressalta o paulistano Ênio Roberto de Almeida, criador e gestor da loja.

Uma das marcas a que o lojista se refere é a italiana Italsofa, pertencente ao Grupo Natuzzi, principal fabricante italiano de estofados em couro, reconhecido pelo design minimalista e contemporâneo. A loja é a primeira da Região Sul a obter exclusividade na venda da grife, presente em 120 países e com dez fábricas em operação, sendo duas no Brasil, localizadas na Bahia, porém abastecidas com insumos italianos. “Além do visual inovador, as principais características das peças são o conforto e a qualidade da espuma e de todas as matérias-primas utilizadas na fabricação”, ressalta Almeida, referindo-se às cerca de 50 diferentes densidades de espuma de alta resiliência, que prometem maciez e durabilidade sem deformar o estofado, e aos tecidos utilizados no revestimento, como algodão, sarja, linho e tecidos automotivos.

A representação da marca italiana, inclusive, foi um dos principais motivos que levou o comerciante a investir na mudança e completa reformulação do ponto de venda, que se divide em duas áreas: uma exclusiva da Italsofa, que obedece a um padrão de layout especificado pelo fabricante italiano e, outra, onde estão expostas as demais marcas e produtos da Top House Exclusive, incluindo mobiliário interior e exterior, dentre outros artigos de decoração.

Ambientes dinâmicos

Elaborado pela arquiteta Simone Piva, o novo projeto da loja valorizou o pé-direito alto e a iluminação difusa para criar ares de galeria de arte, combinado a ambientes dinâmicos que valorizam elementos e cores tipicamente brasileiros. “A ideia era criar um novo conceito de loja, com mobiliário contemporâneo e peças despojadas, juntando os conceitos da Italsofa com o da Top House Exclusive”, explica Almeida, que soma mais de três décadas de experiência no varejo de móveis e objetos de decoração.

Dessa forma, o ponto de venda ganhou uma área onde predomina o puro design italiano, enquanto do outro lado sobressaem móveis de linhas e matérias-primas genuinamente nacionais. O projeto arquitetônico também se destaca pela reutilização de materiais de demolição da antiga loja, a exemplo de pedaços do piso de cimento integrados às paredes e madeiras do deque reaproveitadas no bar.
Além dos móveis, outra atração do espaço são as exposições periódicas de artistas locais e estrangeiros, a exemplo da mostra “Mermaid in a Suitcase”, da artista plástica sul-africana Ishbel Macintosh, que marcou a reinauguração da loja. “A intenção é integrar as artes aos móveis, apresentando de forma indireta a correlação entre ambos”, explica o proprietário.

Outra novidade é a inclusão de uma linha exclusiva de móveis para ambientes externos, presentes no mix desde o início do ano. De acordo com Almeida, a ideia surgiu a partir da demanda dos clientes, pois a procura pelo segmento tem crescido consideravelmente na região durante os últimos anos. “O alto padrão e a qualidade dos móveis também foram fatores fundamentais para que tomássemos a decisão de entrar neste ramo”, diz o comerciante, referindo-se aos produtos fabricados pela Art Forma, de Minas Gerais. O site interativo, no qual é possível visualizar fotos, vídeos e composições de ambientes com os produtos oferecidos, é outra aposta da loja para atingir clientes de outras cidades e estados, assim como o blog atualizado semanalmente.

Com a mudança e as iniciativas, espera continuar crescendo de forma consistente a uma taxa média de 5% ao ano. “A longo prazo pretendemos elevar essa taxa para 10%”, revela o lojista, que no momento estuda a viabilidade de abrir filiais, localizadas provavelmente na região continental de Florianópolis. “Estamos motivados, pois apenas dois meses após a reabertura da loja já conseguimos alcançar a meta de vendas pretendida.”

Top House Exclusive
Data de fundação: 2005
Cidade-sede: Florianópolis
Segmento: Móveis e decoração
Número de funcionários: 4

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.