Argentina autoriza exportação de 100 mil toneladas de trigo para o Brasil

O Escritório Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA, na sigla em espanhol) da Argentina, autorizou a exportação para o Brasil de 100 mil toneladas de trigo da safra 2007/2008. Segundo comunicado divulgado ontem (19) pelo escritório, foi criado o Registro de Operações de Exportação (ROE) Verde, para operações já contratadas de venda de cereais ao exterior.

O novo registro fixa um teto de 2 mil toneladas diárias de venda por exportador. Além disso, deverá ser apresentado o contrato de venda internacional ou confirmação de venda, garantindo que a exportação foi contratada antecipadamente.

O ONCCA vai ainda cruzar as informações do envio de trigo com a aduana argentina, para conferir se de fato as exportações foram enviadas para o destino informado, no caso, o Brasil. A criação do ROE Verde, no entanto, ainda depende de publicação no Boletim Oficial da República Argentina.

A notícia chega menos de uma semana depois de o governo brasileiro anunciar medidas para evitar o desabastecimento de trigo e para conter a alta dos preços do produto e de derivados. No início de maio, também para evitar a escassez do produto no Brasil, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizou a importação de mais um milhão de toneladas de trigo de países de fora do Mercosul.

Facebook
Twitter
LinkedIn