Associação Brasileira de Criadores de Búfalos atesta a qualidade da produção brasileira de queijo

Cada vez mais presente na mesa do consumidor brasileiro, a mozzarella de búfala, como é chamada no Brasil ou simplesmente a mozzarella, como é conhecida originalmente na Itália é um queijo que conquistou o mercado devido as suas características saudáveis em relação a outros tipos de queijo feitos com leite de vaca. De textura agradável ao paladar, macia, sabor suave e por isso mesmo fácil de combinar com diversos tipos de pratos, a mozzarella também se tornou uma vedete na alta gastronomia.

O que o consumidor, formadores de opinião e muitos chefs não sabem é que, no mercado brasileiro a mozzarella de búfala presente nas prateleiras e distribuídas nos restaurantes é falsificada constantemente. Muitos produtores misturam leite de vaca e branqueadores ao leite de búfalas para diminuir custo de produção, tirando assim as propriedades da mozzarella diante do consumidor desinformado. Por isso a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos criou o selo de pureza – 100% Búfalo que garante a produção de mozzarellas verdadeiras no Brasil e ajuda o consumidor na hora de escolher o produto certo. O selo é conferido aos produtores que respeitam os padrões de pureza italianos e utilizam apenas leite de búfalas no processamento.

O leite de búfalas apresenta características peculiares, que o diferem bastante do leite de vaca, principalmente no que diz respeito à qualidade e benefícios à saúde do homem. A búfala é um animal mais rústico e adaptável que a vaca, por isso é mais resistente às doenças, tendo um menor contato com medicamentos, o que proporciona a produção de um leite muito mais saudável e sem toxinas. Com características diferenciadas, essa é a matéria-prima ideal para a elaboração de diversos tipos de queijos, em particular a tradicional mozzarela. Embora o leite de búfala seja mais gorduroso, a sua mozzarella é mais leve, pois ele possui um rendimento muito maior que o de vaca – para produzir 1 kg de mozzarela é preciso 12 litros de leite de vaca. Para a mozzarella de búfala, utiliza-se 6 litros. Por conta disso, a mozzarella de búfala possui menos colesterol que a de vaca.

A mozzarela de búfala é um produto natural e sem aditivos. Pode ser usada na preparação de pratos frios ou quentes tais como pizzas, sanduíches, saladas, carnes grelhadas, massas e até sobremesas. Pura ou combinada com azeite, orégano, manjericão, tomate seco, entre outras variações, é um ingrediente presente no cardápio dos melhores restaurantes do mundo.

Principais características do leite de búfala

-Os índices de cálcio e fósforo são superiores em relação ao leite de vaca;

-O leite de búfala é mais doce, mais rico em nutrientes, vitaminas A, D e B2 e sais minerais;

-Possui menos colesterol;

-Ao invés de caroteno, substância amarelada que depois de ingerida transforma-se em vitamina A no organismo humano, o leite de búfala possui a própria vitamina A, que é totalmente branca. Por isso os derivados de leite de búfala são brancos e os bovinos tendem à cor amarelada;

-O leite de búfala e seus derivados são indicados para alérgicos à lactose, pois possuem componentes, que não causam alergia, além de terem menos conservantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn