Audaces é reconhecida pelas soluções para grandes problemas da indústria têxtil

Atuando no desenvolvimento de soft-wares para confecção, a Audaces fez parte da criação de uma cultura digital para mo­delagem no Brasil, e hoje exporta tecno­logia para mais de 70 países. Há seis anos, a empresa produz também máquinas de corte, seguimento no qual lançou, este ano, o primeiro equipamento que atende às normas catarinenses de segurança, o Audaces Neocut A20. Mais recente lança­mento da empresa, a solução aumenta a produtividade das salas de corte, maior demanda das confecções atualmente. Entre os diferenciais da tecnologia estão o aumento da velocidade de corte em até 40%, a redução do tempo de fiação pela metade e a possibilidade de identificação automática do corte por meio do código de barras gerado pelo Audaces Vestuário, software pioneiro desenvolvido pela em­presa em 1996.

“Considero o investimento em Pesqui­sa e Desenvolvimento algo que é perma­nente e já gerou vários ciclos de inovação no mercado”, afirma Rodrigo Cabral, dire­tor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ino­vação da Audaces, que coloca a tecnologia de corte entre os três principais ciclos de inovação gerados pela empresa catarinen­se. Cabral destaca também os softwares Computer Aided Design (CAD) e Compu­ter Aided Manufacturing (CAM), utilizados na produção de matrizes para a indústria calçadista, e a modelagem 3D pelo siste­ma Digiflash, reconhecido, em 2006, pela premiação alemã IMB Innovation Award e por levantamento dos 10 produtos mais inovadores do país realizado pela Moni­tor Group e pela Revista Exame, em 2008. Cabral ressalta que os lançamentos são fruto da estrutura que a empresa destina à pesquisa e desenvolvimento desde a sua fundação, em 1992. “É algo que está no nosso DNA.”

No mês passado, a Audaces fechou um convênio com o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), da Associação Brasileira de Normas Téc­nicas (ABNT), para a padronização de medidas para roupas femininas produzi­das no Brasil. O sistema Audaces 3D, lan­çado há dois anos, será utilizado como suporte para a criação de roupas sobre manequins virtuais de acordo com os novos padrões estabelecidos pela ABNT, que realizou estudos antropométricos com mais 7,4 mil pessoas para substituir a atual numeração que é baseada em padrões europeus. A expectativa é que a padronização seja concluída até o pri­meiro semestre de 2015.

Outro viés da trajetória da Audaces em inovação é a preocupação com a qualifica­ção da mão de obra para operar a tecnolo­gia desenvolvida, o que leva a empresa a investir na capacitação de funcionários do setor têxtil por meio de programas inter­nos de estágio, responsáveis pela efetiva­ção de mais de 35 funcionários nos últimos três anos, e de parcerias com 70 institui­ções de ensino, 18 delas estrangeiras. Os treinamentos internos e externos realiza­dos este ano somam 3,6 mil horas.

Facebook
Twitter
LinkedIn