Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Aumento dos gastos com a educação estimula cursos para desenvolvimento infantil

redacao 26/07/2011
redacao 26/07/2011

Aumento dos gastos dos pais com a educação dos filhos estimula a oferta de cursos para o desenvolvimento cognitivo de crianças

Os primeiros anos de vida de uma criança são considerados por especialistas como uma janela de oportunidades. Momento em que o cérebro está em formação e que precisa receber constantes estímulos para se desenvolver de uma forma plena. Essa é uma etapa da vida em que a criança, além de brincar, deve ser incentivada a fazer exercícios de memória e de raciocínio e testar suas aptidões motoras. As escolas têm um papel fundamental nesse processo mas, além delas, outras instituições têm se especializado em oferecer cursos que estimulem a memória, a concentração e o raciocínio. Só no segmento de franquias, 8% do total de redes tem como público-alvo  crianças, e uma grande parte dessas empresas tem se destacado no mercado por oferecer programas de ensino que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Métodos que podem ser aplicados nas escolas, como parte do currículo, ou utilizados como uma atividade extracurricular.

A franquia FasTracKids trouxe para o Brasil um método novo de ensino que busca promover o desenvolvimento e despertar o interesse e o prazer das crianças pela aprendizagem já nos primeiros anos da infância. O foco da empresa é trabalhar com meninos e meninas entre seis meses e oito anos de idade a partir de estímulos musicais, brincadeiras em lousas interativas e jogos lúdicos. “A franquia trabalha com crianças até oito anos porque é nesse período que 80% do cérebro está sendo formado e esse é um momento único para promover o desenvolvimento. Se ela for estimulada nessa etapa é possível até que aumente em 20% a 30% a sua capacidade intelectual”, afirma Ana Paula Harley, diretora da FasTracKids no Brasil.

A rede oferece quatro programas de estímulo cognitivo que são indicados para diferentes faixas etárias. O FasTrack Signing, por exemplo, é voltado para crianças entre seis meses e dois anos de idade e Aumento dos gastos dos pais com a educação dos filhos estimula a oferta de cursos para o desenvolvimento cognitivo de crianças busca desenvolver a capacidade de comunicação dos bebês através do método da Linguagem Americana de Sinais (ASL). A proposta do programa é fazer com que pais e babás aprendam a entender as reações e gestos das crianças mesmo antes delas começarem a falar.

O programa FasTracKids trabalha conceitos de biologia, astronomia, economia e até mesmo metas e lições de vida com crianças entre três e oito anos. Todo o conhecimento é passado de forma lúdica e busca estimular os alunos a usarem a criatividade, a comunicação e o pensamento crítico. “Nós desempenhamos um papel diferente do papel da escola. Na nossa rede não há o compromisso de fixação de conteúdos. Nossa proposta é estimular a criança em áreas que normalmente ela não vê na escola.”

Durante as aulas os alunos são estimulados a falar em público e suas apresentações são gravadas pelos professores. Segundo a diretora da franquia no Brasil, esse processo faz com que as crianças aumentem seu vocabulário, sua capacidade de raciocínio e de concentração. “Não trabalhamos a formação profissional dos nossos alunos ou que a criança desde cedo vá se preparando para o mercado de trabalho. Mas a gente sabe que todas as atividades que realizamos na FasTracKids podem trazer bons resultados a longo prazo. Quando eu mostro para uma criança que falar em público é muito simples, naturalmente ela não terá dificuldade em falar em público no futuro.”

Ana explica que para testar os resultados do método, a franquia contratou um instituto de pesquisa norte-americano para acompanhar durante seis meses o desenvolvimento de crianças que faziam cursos da FasTracKids com aquelas que não eram alunas da instituição. “O que eles perceberam é que as crianças que utilizavam o método tinham uma evolução de 100% a 150% maior em habilidades sociais e de vocabulários do que aquelas que não eram alunas.”

No Brasil, os programas da FasTracKids são oferecidos em escolas como parte do currículo e em unidades próprias da franquia. A rede, que tem hoje oito unidades, está em expansão e pretende chegar a 20 FasTracKids no Brasil nos próximos dois anos. Para abrir uma unidade dentro de uma escola, por exemplo, a taxa inicial de franquia é de R$ 50 mil e, para isso, é preciso ter uma sala de no mínimo 25 metros quadrados e uma lousa interativa. No caso da abertura de uma unidade própria, o investimento é maior, podendo chegar a R$ 250 mil.

A diretora da franquia explica que o retorno sobre o investimento é rápido e que o faturamento bruto mensal de uma unidade chega a R$ 25 mil. “Esse é um setor que vem crescendo no Brasil. Nos últimos anos é possível perceber uma preocupação maior dos pais com a educação de seus filhos e isso tem feito com que eles invistam mais em cursos de capacitação e de treinamento.”

Uma mudança de atitude dos pais que já é possível perceber até mesmo na economia. Pesquisa realizada pelo Instituto Insper mostrou que os brasileiros estão investindo mais em educação. O equivalente a 1,3% do PIB de 2009 é gasto por ano no País com educação privada, um valor alto se comparado até mesmo com as nações mais ricas do mundo, que investem em média 0,9% das riquezas produzidas com educação privada. Segundo os autores da pesquisa, o estudo demonstra a precariedade do ensino público no País ao mesmo tempo em que evidencia uma maior preocupação com o nível educacional das futuras gerações.

Nessa busca por oferecer melhores condições educacionais para os filhos e estimulá- los cada vez mais cedo,  os pais devem ficar atentos. De acordo com a pedagoga Carine Conte, é preciso evitar a sobrecarga de atividades extracurriculares  que podem até mesmo atrapalhar a vida escolar do filho. “Quando a criança tem muitas coisas para fazer, ela às vezes não tem nem tempo de brincar. Aconselho que a criança até um ano de idade tenha mais contato com sua família e que a partir dos dois anos ela comece a participar de outras atividades.”

O engenheiro Antônio Perpétuo é um desses pais que sempre buscou o melhor para seus filhos. Em 2005, ele montou um grupo interdisciplinar para discutir novos métodos de ensino que pudessem contribuir para a melhor formação educacional de crianças e adolescentes. Em conjunto com educadores, pedagogos e psicólogos, ele criou o Método Supera, um sistema de ensino para potencializar a criatividade, a concentração e o raciocínio lógico que se baseia no uso do ábaco, de jogos, de exercícios lógicos e de dinâmicas de grupo.

A proposta do Método Supera é ser uma ginástica para o cérebro, um sistema de ensino que pode ser utilizado para pessoas de diferentes faixas etárias. No caso das crianças, o método pode começar a ser aplicado aos quatro anos de idade como parte das atividades da escola ou como um curso extracurricular. “Esse é um método que pode tanto ajudar os alunos que têm dificuldades de aprendizagem porque os ensina a se concentrar melhor, como auxilia a potencializar a criatividade e a velocidade de raciocínio daquelas crianças que não apresentam dificuldades na escola.”

O sucesso do método fez com que o engenheiro resolvesse franquear o negócio. Hoje já são 35 unidades em operação em todo o Brasil e outras 20 devem ser inauguradas até o fim do ano. Em funcionamento desde 2006, a rede é destaque em sua área de atuação e já recebeu o selo de excelência concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Assim como a rede Supera, o setor de franquias com foco em educação registra alto crescimento no País. Em 2010, o segmento movimentou mais de R$ 5 bilhões no Brasil. Para quem pensa em investir em franquias de capacitação e treinamento e quer atender o público infantil, a sugestão do consultor Jefferson Ramirez, diretor da Franchise Emporium, é procurar um negócio que tenha uma proposta diferenciada. Além disso, ele aconselha que o investidor faça uma pesquisa de mercado junto ao público que pretende atingir.

Estímulo lúdico

Os momentos de festa também podem  ser boas oportunidades para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças. A franquia Top Secret Science & Math faz isso ao promover o que considera ser um entretenimento educativo. A proposta da rede é oferecer recreação para crianças – o entretenimento é feito com conteúdo científico.

Quando a franquia é contratada para animar festas de aniversário, por exemplo, quem entra em cena é o cientista maluco que junto com as crianças faz experiências usando conceitos de ciência e matemática. “Em uma festa realizamos cinco experiências com cada criança. O interessante é que aquilo que elas produzem elas levam para casa e vão continuar brincando com o que criaram”, explica Ernani Fajgenbaum, franqueador da empresa no Brasil.

Um dos experimentos que a empresa costuma realizar com as crianças é montar uma pequena lanterna a partir de fios, lâmpadas e uma bateria. Os materiais são disponibilizados pela empresa para cada criança e todo o trabalho de montagem do equipamento tem a orientação de um recreador treinado pela franquia. Além dessa experiência, há outras 600 catalogadas pela franquia que podem ser feitas com crianças e adolescentes entre quatro e 14 anos.

O diretor da franquia no Brasil explica que esse tipo de serviço pode ser utilizado também em recreações em shoppings, empresas e escolas. O custo para levar uma equipe da Top Secret Science & Math para animar uma festa é de cerca de R$ 225 para 20 crianças, um valor que já inclui o material para a realização de cinco  experiências.

A Top Secret foi lançada nos Estados Unidos em 1994 e tem hoje unidades em 18 países. A franquia entrou em funcionamento no Brasil em 2011 e a expectativa da rede é que ainda este ano sejam abertas mais 15 unidades no País. A taxa inicial de franquia é de R$ 15 mil e não é necessário ter um ponto comercial porque a casa do franqueado pode funcionar como a base do seu negócio. “O investidor recebe treinamento de cinco dias para entender os processos da área administrativa da empresa e, além disso, ele é capacitado para manter o laboratório de experiências e se tornar o cientista que vai orientar os experimentos”, explica.

Linha direta
FasTracKids: www.fastrackids.com.br
Franchise Emporium: www.franchiseemporium.com.br
Método Supera: www.metodosupera.com.br
Top Secret Science and Math: www.brasiltopsecretscience.com.br

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.