Bancos ainda não apresentam CET aos clientes

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9) pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) mostrou que após um mês de vigência da obrigatoriedade de apresentação do CET (custo efetivo total), a maioria dos bancos ainda não divulga a taxa anualizada referente a todos os encargos do empréstimo ou financiamento.

Ao todo, foram visitados nove bancos na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 4 de abril, com a simulação de um empréstimo pessoal de R$ 2 mil a ser pago em 12 prestações. Apenas três instituições informaram o CET, sendo que em dois casos, a conta apresentou resultado inferior ao cálculo feito pela entidade. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) explicou não poder responder pela situação de cada banco, mas que orienta seus associados a apresentarem o custo total.

Sites

"O resultado mostra que o consumidor que se dirige à agência para obter informações claras e precisas sobre um financiamento ou empréstimo ainda está desamparado", afirmou a entidade, por meio de nota.

Também foram pesquisados os sites das instituições visitadas. Entre os bancos, a grande maioria não oferece simulador, logo não há informação sobre CET, apenas o Bradesco e o BB disponibilizam simuladores, onde é possível fazer o cálculo.

Estudo semelhante já havia sido feito pela Pro Teste em 3 de março, quando 20 bancos no Rio de Janeiro e em São Paulo foram visitados. À época, nenhum apresentou a taxa.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Banco Central informou fiscalizar o cumprimento da norma e que determina às instituições financeiras a imediata correção das situações consideradas deficientes ou irregulares. A entidade lembrou que o não cumprimento de normas pode levar a punições, como advertência e multas.

Criação

O CMN (Conselho Monetário Nacional) anunciou a criação do custo total em dezembro, com instituições financeiras sendo obrigadas a apresentá-las a partir de março.

A idéia do conselho foi simplificar as informações a respeito do crédito, que, apontadas aleatoriamente, dificultam o entendimento por parte do consumidor. O CET, portanto, é uma taxa que engloba todos os custos do processo, expressa em um percentagem anual única.

Dessa forma, ficaria – caso todas as instituições respeitassem a norma – mais fácil para a pessoa pesquisar o custo do financiamento em diversos bancos ou financeiras, o que estimularia a concorrência.

Facebook
Twitter
LinkedIn