Beleza pode ser um bom negócio, desde que com qualificação

As mulheres brasileiras têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho formal e, consequentemente, alcançaram maior poder de compra. Esse novo cenário vem impactando diretamente o crescimento do segmento de beleza no país. De acordo com uma pesquisa do Instituto Data Popular, divulgada em junho deste ano, até o fim de 2013, os brasileiros deverão gastar R$ 59,3 bilhões com produtos, serviços de beleza e cuidados pessoais.

A cada mês são abertos sete mil novos salões de beleza no país e, em um ano, o segmento cresceu 43%. A maioria desse empreendimentos são de Microempreendedores Individuais (MEI). Atualmente, a formalização é incentivada pelo Governo Federal, por meio dessa figura jurídica que reúne negócios com renda anual de até R$ 60 mil. Quem escolhe esse caminho, tem benefícios como isenção de taxas para o registro de empresas, cobertura previdenciária, redução da carga tributária, acesso a serviços bancários, facilidade para vender para o governo, entre outras facilidades.

A empresária alagoana Ana Lúcia Laurindo de Oliveira, conhecida desde a infância como Cleia, já trabalja como cabelereira há vários anos, mas somente há cinco meses decidiu formalizar o seu negócio. Para conquistar e manter a clientela, elatem investido em capacitação e já participou do curso Gestão de Pessoas e Equipe na Medida, oferecido pelo Sebrae em Alagoas.

“Esse curso me fez ter novas ideias. O Sebrae tem me colocado em contato com muitas pessoas do ramo e me encorajou a participar de eventos da área fora do estado, coisa que eu nunca tinha feito”, completou. A empreendedora já participou da Feira HairNor, em Recife, e participará da Beauty Fair, em São Paulo, neste final de semana.

De acordo com Amanda Pinto, analista de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas, investir em capacitação é um diferencial competitivo. “O objetivo do curso de gestão de pessoas e equipe é potencializar a capacidade empresarial de atrair, desenvolver e manter talentos”, explica.

Por buscar um diferencial, Cleia criou o Dia da Beleza em parceria com seus fornecedores. Na ação promocional, a cliente vai até o salão, utiliza o produto de tratamento que faz parte da promoção e paga apenas pela escovação dos cabelos. O evento faz sucesso e traz bons resultados, e, por isso, é realizado de duas a três vezes ao ano. A empresária também está investindo em ações de panfletagem, que divulgam várias promoções, o que têm atraído ainda mais clientes.

Cleia também estará na Feira do Empreendedor de Alagoas, no Espaço de Comércio e Serviços, no qual poderá mostrar seus serviços ao lado de outros empresários. O maior evento de empreendedorismo do estado será realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

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