BID apresenta ferramenta para monitorar expectativas de inflação e crescimento na América Latina

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou o REVELA, um relatório mensal sobre as expectativas de inflação e crescimento na América Latina, que está disponível gratuitamente na Internet.
REVELA compila e analisa as expectativas de inflação e crescimento de oito economias latinoamericanas com regimes de metas de inflação: Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Esses países respondem por 82 por cento do PIB na América Latina e no Caribe.

A nova ferramenta permite aos usuários receber rapidamente as variações mensais das expectativas desses principais indicadores macroeconômicos, facilitando a coleta de informações e análise.

A edição mais recente do REVELA mostra uma diminuição das expectativas de inflação e crescimento nos oito países. As baixas expectativas inflacionárias para 2012 correspondem ao Chile, enquanto o Paraguai e o Brasil registraram as reduções mais acentuadas nas expectativas de crescimento durante os últimos seis meses.

Os dados consignados do REVELA vem dos relatórios mensais dos bancos centrais envolvidos nas expectativas de inflação e crescimento de analistas e bancos privados. Esse monitoramento permite aos bancos centrais analisar as reações do mercado e ajustar a política monetária, a fim de cumprir sua missão de manter a estabilidade dos preços.

O Departamento de Pesquisa do BID compila o REVELA, que estará disponível ao público na terceira semana de cada mês no site www.iadb.org/revela. Esta página fornece dados históricos sobre as economias da América Latina com regimes de metas de inflação e um relatório que inclui uma análise descritiva das principais tendências perceptíveis na região. REVELA não representa projeções oficiais do Banco ou de qualquer outra instituição oficial.

Facebook
Twitter
LinkedIn