Bioeconomia abre mercados para pequenos negócios no Brasil

Produção sustentável de alimentos, desenvolvimento de alternativas energéticas limpas, uso da engenharia genética para criação de novos produtos para a saúde, entre outras atividades econômicas. A Bioeconomia, apesar de recente, é um novo macrossegmento da economia que está abrindo mercados para grandes e pequenas empresas, em diferentes cadeias de valor, principalmente: alimentos e bebidas, energia, higiene e cosméticos, construção e moda. O setor já movimenta no mercado mundial cerca de dois trilhões de Euros, gerando aproximadamente 22 milhões de empregos.

Sebrae participa do Green Rio 2017, considerado o principal evento para o debate sobre os rumos do setor e exposição de produtos, que acontece no Rio de Janeiro, a partir desta quinta-feira (11) até o próximo sábado (13). Atualmente, o Sebrae tem previsto o desenvolvimento de 13 projetos, que atendem a mais de 1 mil pequenos negócios, com um investimento de R$ 10,4 milhões, com recursos da própria instituição e de parceiros.

“O Sebrae vê na bioeconomia um mundo de oportunidades para pequenos negócios inovadores e sustentáveis ”, assinala a diretora técnica Heloisa Menezes.  Entre os projetos apoiados pelo Sebrae, estão: negócios sustentáveis agroecológicos no alto e baixo Acre; projeto estruturante de cosméticos de base florestal, que envolve os estados do Pará, Acre e Amazonas; projeto óleos da Amazônia, com extração e beneficiamento de produtos vegetais da biodiversidade na região do Juruá (AC); silvicultura no leste alagoano; piscicultura no Município de Tefé (AM) e o projeto agricultura orgânica desenvolvido no Distrito Federal. “O Sebrae tem atuado junto a diversos ambientes, com iniciativas como a Biostartups, que uniu cursos e articulação entre parceiros para viabilização de novos negócios nas cadeias produtivas relacionadas à bioeconomia”, destaca o diretor de Administração e Finanças, Vinicius Lages.

O Sebrae vai marcar presença no Green Rio 2017 por meio de um espaço com 14 expositores e fará atendimento a pequenos negócios interessados em acessar inovação e tecnologia, analistas que atuam diretamente nessa temática e em diferentes cadeias produtivas. Além disso, 12 pequenos negócios apoiados pelo Sebrae no Acre, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro participarão na sexta-feira (12) de uma rodada de negócios que tem como âncoras empresas como o Pão de Açúcar, L’Oreal e Mundo Verde, entre outros.A diretora técnica Heloisa Menezes vai falar na abertura do evento, e o diretor administrativo financeiro Vinicius Lages participará de painel neste sábado (13).

 

Facebook
Twitter
LinkedIn