Bolsas asiáticas fecham em queda graças a inflação no Japão e na China

As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira (27). O índice Nikkei foi influenciado negativamente pelo setor financeiro e por exportadoras.

A bolsa de Hong Kong também encerrou a sessão com variação negativa, e a bolsa da China despencou, após os investidores especularem que haverá elevação na taxa básica de juro para conter a inflação crescente.

Indicadores desfavoráveis em Tóquio
Perante o anúncio do governo nesta sexta-feira de que o consumo das famílias declinou 3,2% no mês passado e o núcleo dos preços aos consumidores, que exclui os itens mais voláteis, subiu 1,5% em maio em relação a 2007, os papéis do Mizuho – banco japonês que mais sofreu perdas relacionadas com a crise do subprime nos EUA – e do Mitsubishi UFJ caíram 3,7% e 3,3%, respectivamente.

Frente à valorização do iene, influenciada pela alta da cotação do petróleo, as ações da produtora de robôs Fanuc, que obtém mais de dois terços de seus rendimentos através de exportações, recuaram 4,3%. No mesmo panorama, os ativos da Sony desvalorizaram-se 4,4%.

Aperto monetário em Xangai?
O People’s Bank of China poderá adotar uma política monetária contracionista, com a finalidade de conter os preços crescentes no país, que subiram 7,7% em maio. Neste horizonte para as instituições financeiras, os papéis do banco Shangai Pudong caíram 6,3%.

Como conseqüência do efeito dominó, as ações da maior construtora chinesa China Vanke recuaram 7,3%. A construção civil é dependente do financiamento bancário para a compra e venda de propriedades, além da quitação de hipotecas.

Petróleo x Aéreas

Ademais, respondendo à elevação do óleo bruto, os ativos das companhias aéreas Air China e China Southern despencaram 8,5% e 9,5%, respectivamente.

Geralmente os papéis deste setor possuem correlação negativa com a cotação do hidrocarboneto, pelos custos com combustível querosene serem muito onerosos.

Confira as cotações

O índice Nikkei ,da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em baixa de 2,01%, chegando a 13.544 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte queda de 11,52%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou baixa de 1,84%, enquanto o índice Shangai Composite ,da Bolsa de Xangai, despencou 5,29%.

Facebook
Twitter
LinkedIn