Bolsas chinesas sobem, influenciadas por melhora no setor financeiro

A bolsa de Hong Kong fechou em forte alta nesta segunda-feira (21), liderada pela boa performance do setor financeiro.

A bolsa da China também encerrou a sessão com variação positiva, influenciada pela especulação de que haverá um maior controle das negociações em Xangai, combatendo a alta volatilidade dos papéis.

Os mercados japoneses não operaram nesta sessão, devido ao feriado que celebra o dia da marinha.

Hong Kong em foco
Refletindo uma melhora das instituições financeiras nos EUA, gerada após o Citigroup relatar um prejuízo menor que o esperado pelo mercado, os papéis dos bancos HSBC e Bank of Communications subiram 4,1% e 2,7%, respectivamente.

No mesmo panorama, as ações do Industrial & Commercial Bank of China avançaram 2,3%. O otimismo acerca desta instituição financeira dilatou-se após a comissão reguladora chinesa relatar que os bancos comerciais diminuíram a inadimplência para 6,1% em junho, frente aos 6,3% registrados em março.

Oferta escassa
O governo chinês divulgou um relatório na última sexta-feira (18) sobre a construção civil em Hong Kong, apontando que foi construído 1,6 milhão de apartamentos no primeiro semestre deste ano, montante mais baixo desde 2004.

Perante o horizonte de maior demanda relativa por imóveis, os ativos da construtora Sun Hung Kai valorizaram-se em 5,9%, enquanto os da rival Hang Lung Properties subiram 3%.

Maior controle em Xangai
Frente à volatilidade intensa, a comissão reguladora da China considera tomar medidas para estabilizar as negociações ocorridas em Xangai, de acordo com o China Securities Journal. Neste cenário, os papéis da seguradora Ping An avançaram 4,5%, enquanto os do banco China Merchants Bank valorizaram-se em 4,2%.

Ademais, as ações da instituição financeira Citic Securities subiram 5,2%, após a companhia anunciar lucro líquido de US$ 703 milhões no primeiro semestre deste ano, crescimento de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Confira as cotações
O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou forte alta de 3,01% e atingiu 22.533 pontos. Já o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, subiu 2,99%, encerrando a 2.861 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn