Bolsas da Ásia caem para pior nível em três meses

 As principais bolsas asiáticas tiveram uma segunda-feira de queda, recuando para seus níveis mais baixos em três meses, com o preço do petróleo subindo 1 dólar em meio a tensões crescentes entre Israel e Irã, enquanto temores sobre baixas contábeis no setor financeiro global impactava nas ações.

A ameaça tripla de inflação, desaquecimento econômico e receios sobre o setor financeiro continuaram a ditar o mau humor. Potências mundiais do setor de energia se reuniram num encontro e emergência no final de semana em Jeddah, Arábia Saudita, mas não encontraram solução imediata para ajustar os preços do petróleo, que mais que duplicaram em um ano.

Às 8h06 (horário de Brasília) o índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão tinha queda de 0,8 por cento, aos 439 pontos, próximo ao fim dos negócios, na quinta queda consecutiva do índice, que acumula perda de 17 por cento no ano.

O índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO recuou 0,61 por cento, para 13.857 pontos.

A confiança empresarial japonesa nas condições do mercado bateu seu pior patamar em quatro anos no período de junho a abril, com as commodities impulsionando a inflação e uma ruim perspectiva global afetando sua moeda.

Investidores ainda aguardam as reuniões do Federal Reserve, que se iniciam nesta terça-feira e que podem dar novas pistas sobre as taxas de juros nos Estados Unidos.

Os futuros do petróleo tinham alta de 0,99 dólares, em 136,35 dólares o barril, com as tensões no Oriente Médio desencadeando medos acerca do fornecimento, acabando com as quedas iniciais do início do dia.

Irã e Israel estão travando uma troca de acusações este mês acerca de uma suspeita de que Teerã está procurando desenvolver armas nucleares, com o preço do petróleo subindo cerca de 3 por cento somente na última sexta-feira.

"O mercado aproveitou a oportunidade para realizar lucros logo após a promessa da Arábia Saudita de elevar a produção, mas realisticamente somente isso não é o bastante para acalmar o mercado", afirmou Mark Pervan, analista sênior de commodities no New Zeland Bank, em Melbourne.

Na Coréia do Sul, a bolsa de SEUL perdeu 0,89 por cento, para 1.715 pontos.

A bolsa de XANGAI despencou 2,52 por cento, para 2.760 pontos, enquanto o índice Hang Seng, da bolsa de HONG KONG, fechou com queda e 0,13 por cento, a 22.714 pontos.

TAIWAN caiu 0,33 por cento, CINGAPURA se desvalorizou 0,75 por cento e SYDNEY perdeu 0,09 por cento.

Facebook
Twitter
LinkedIn