Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Bolsas européias recuam, sob perspectivas pessimistas para economia global

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

As bolsas européias operam em forte baixa nesta segunda-feira (27). Temores quanto à saúde da economia global voltam ao foco e pressionam os principais índices da região.

A primeira sessão da semana demonstra novamente pessimismo quanto ao cenário macroeconômico e ameaça levar os indicadores de ações a marcar o pior desempenho mensal em mais de setenta anos. Destaque ainda para a semana recheada de dados sobre a economia norte-americana.

Setor financeiro
O Deutsche Postbank, segundo maior banco comercial da Alemanha, divulgou seus dados trimestrais nesta segunda, reportando prejuízo relacionado à crise financeira internacional e a ativos ligados ao Lehman Brothers. As ações da instituição despencam mais de 20% com a notícia, liderando as perdas do índice DAX.

Segundo uma matéria publicada no Financial Times, um analista que não quis ser identificado afirmou que o Royal Bank of Scotland necessita levantar algo entre &libra; 4 bilhões e &libra; 5 bilhões até o final deste semestre. Os papéis do banco, negociados em Londres, registram baixa de 7,62%.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) concordou em ajudar a Ucrânia, concedendo ao país um empréstimo estimado em US$ 16,5 bilhões. De acordo com o Fundo, também será dado à Hungria um pacote de financiamento substancial para amenizar os impactos da crise nas economias emergentes da Europa.

Montadoras

Em outro dia de más notícias para o setor automotivo, a DaimlerChrysler, segunda maior fabricante de veículos luxuosos, informou que interromperá a produção de suas fábricas por cerca de cinco semanas. A noticia puxou os papéis do setor, com Peugeot (-11,34%), Chrysler (-12,63%) e Renault (-9,01%).

Em contrapartida, as ações da Volkswagen disparam mais de 75%. O movimento foi impulsionado pela notícia de que a Porsche deverá elevar sua fatia na montadora para cerca de 75%.

Indicadores mostram pessimismo
A confiança do empresariado alemão atingiu o menor nível em mais de cinco anos no mês de outubro, caindo para 90,2 pontos em comparação com as estimativas de 91 pontos de mercado, informou o Instituto IFO nesta segunda-feira.

Confira a cotação dos principais índices
O índice CAC 40 da bolsa de Paris se destaca, caindo 6,49% e atingindo 2.987 pontos. Já o FTSE 100 da bolsa de Londres negocia em forte baixa de 4,54% chegando a 3.707 pontos, enquanto o DAX 30 da bolsa de Frankfurt desvaloriza-se 3,66% a 4.138 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em forte baixa de 4,96%, atingindo a 2.217 pontos.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.