Brasil deve voltar a crescer no primeiro trimestre de 2012, segundo Serasa

O indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica cresceu 0,2% em outubro de 2011, frente a setembro que atingindo o valor de 98,3. Foi à terceira variação mensal positiva consecutiva do indicador. Segundo dados divulgados pela Serasa nesta terça-feira (27).

Como pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, este resultado sinaliza que a economia brasileira voltará a se expandir a partir do primeiro trimestre de 2012, após ter entrado em estagnação ao longo do segundo semestre de 2011.

A atual trajetória de alívio monetário (reduções da taxa básica de juros e reversão das medidas macroprudenciais), a adoção de novas isenções fiscais (redução de IOF nos empréstimos às pessoas físicas, reduções de IPI na linha branca, etc.) e o aumento de 14,3% do salário-mínimo, passando a vigorar a partir de 1º de janeiro, ajudarão no processo de recuperação de dinamismo, ainda que gradual, da atividade econômica, salientam os economistas da Serasa Experian.

Facebook
Twitter
LinkedIn