Brasil e Alemanha firmam acordos nas áreas de energia e meio ambiente

Brasil e Alemanha firmam hoje (14) acordos de cooperação nos setores energético e ambiental, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a chanceler alemã, Ângela Merkel, às 12h15, no Palácio do Planalto.

Na mesma cerimônia, seguida de declaração à imprensa, os dois países vão renovar a parceria estratégica estabelecida em 2002 na visita ao Brasil do então chanceler Gerhard Schröder.

Sobre o acordo na área ambiental, a Alemanha vai destinar 40 milhões de euros para financiamento de três projetos na região amazônica (manejo florestal sustentável, Fundo para Áreas Protegidas e Projeto Arpa II em Áreas Protegidas). Já em relação ao acordo energético, o documento prevê a manutenção do acordo nuclear firmado pelos dois países em 1975 e a criação de um grupo de trabalho sobre biocombuistíveis.

Antes da assinatura dos acordos, Lula e Merkel se reúnem reservadamente, quando devem discutir questões sobre biocombustíveis e mudança do clima, o andamento das negociações da Rodada Doha, comércio e investimentos, e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No fim da manhã, os dois seguem para o Itamaraty, onde a chanceler alemã será homenageada com um almoço oferecido pelo governo brasileiro.

À tarde, Lula retoma as audiências e despachos no Palácio do Planalto. O primeiro compromisso será às 15h30, quando recebe representantes da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Grito da Terra Brasil 2008. Na seqüência, reúne-se com os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil (16h30); Marta Suplicy, do Turismo (17h30); e Hélio Costa, das Comunicações (18h).

Facebook
Twitter
LinkedIn